Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

26 Fevereiro de 2020 | 13h29 - Actualizado em 26 Fevereiro de 2020 | 13h28

INEMA assiste 45 foliões na marginal da Catumbela

Lobito - Quarenta e cinco pessoas, das quais 37 integrantes de grupos carnavalescos que desfilaram terça-feira na Marginal da Catumbela, em Benguela, receberam assistência do Instituto de Emergências Médicas de Angola (INEMA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

INEMA assiste foliões na marginal da Catumbela

Foto: Augusto Cordeiro

Em declarações hoje (quarta-feira) à Angop, o coordenador provincial em exercício do INEMA em Benguela, Nani Francisco, apontou as dores abdominais, estado febril e diarreias como os casos mais atendidos.

Acrescentou que as ambulâncias do INEMA chegaram a transportar um paciente com coma etílico para o hospital municipal da Catumbela e outro com hipoglicemia acentuada para a principal unidade hospitalar de Benguela.

Segundo Nani Francisco, o sol abrasador de terça-feira provocou a desidratação de muitos foliões, isto porque ingeriram pouca quantidade de água antes do desfile.

“Alguns membros dos grupos que se deslocaram do interior para o litoral não ingeriram líquidos nem se alimentaram em condições, o que causou desmaios”, referiu o responsável do INEMA.

Comparativamente ao Carnaval de 2019, houve uma redução de 25 casos, o que, a seu ver, é resultado dos encontros mantidos com os responsáveis das agremiações carnavalescas.

Realce ainda para a detenção de dois jovens pela Polícia Nacional para efeitos de identificação, na sequência de um desentendimento pela ocupação de um lugar no palanque para assistir ao desfile de Carnaval na Marginal da Catumbela.

Ainda assim, o porta-voz do comando provincial, inspector-chefe Filipe Cachota, considera positivo o comportamento da população porque não houve casos de criminalidade grave.

A assistência médica envolveu trinta técnicos do INEMA, entre médicos e enfermeiros, auxiliados por quatro ambulâncias medicalizadas.

Já a segurança do desfile infantil e adulto foi assegurada por cerca de 400 agentes do Comando Provincial da Polícia Nacional, incluindo 100 efectivos dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros.

Leia também
  • 25/02/2020 23:55:13

    União Ndengue Alonga vence edição 2020 do carnaval no Bengo

    Caxito - O grupo carnavalesco União Ndengue Alonga do município de Pango Aluquém, arrebatou nesta terça-feira, no largo da Ingamba, em Caxito, província do Bengo, a edição 2020 do carnaval, na classe de adultos, ao totalizar 235 pontos.

  • 25/02/2020 23:14:29

    União Muteda vence no Cuanza Sul

    Sumbe - O grupo carnavalesco União Muteda venceu, nesta terça-feira, a primeira edição municipal na classe A do Carnaval no Cuanza Sul, com 399 pontos.

  • 25/02/2020 22:44:40

    Bloco Amarelo e Unidos do Lobito com "inovações" no Carnaval

    Lobito - Em disputa renhida com o Bravos da Vitória, detentor de 27 troféus, os grupos Bloco Amarelo e Unidos do Lobito apresentaram hoje inovações nas suas coreografias, para tentar vencer o desfile do Carnaval de Benguela e travar a hegemonia do "adversário" da Catumbela.