Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

18 Março de 2020 | 15h32 - Actualizado em 24 Março de 2020 | 11h01

Docente Octávio Serra Van-Dúnem preside júri do PNCA

Luanda - O docente universitário José Octávio Serra Van-Dúnem preside o Prémio Nacional de Cultura e Artes (PNCA) 2020, anunciou, nesta quarta-feira, em Luanda, o Ministério da Cultura.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Docente universitário, José Octávio Serra Van-Dúnem (arquivo)

Foto: Alberto Julião

De acordo com uma nota enviada à ANGOP, o júri tem como vice-presidente Noelma Abreu.

Para a categoria de literatura o jurado é integrado por Abreu Paxe, António Francisco Mateus Quino, nas artes plásticas estão Paula Nascimento e Kiluanji Kia Henda Brito dos Santos.

Para avaliar a categoria de música estão Mário José Furtado Correia da Cruz e José Ambrósio Eduardo Sambo, na dança Cláudia Mónica Silvestre do Nascimento Anapaz e Rossana Marília Fernandes Garcia Monteiro.

Na vertente do cinema e audiovisuais o júri é integrado por Edson Fernando Brandão de Macedo e Afonso António.

Já para o teatro foram indicados Agnela Barros e José Silvestre Teixeira, enquanto na categoria de investigação em ciências sociais e humanas estão José Octávio Serra Van-Dúnem e Noelma de Abreu.

O PNCA é a mais importante distinção do Estado Angolano neste sector, tendo como principal objectivo incentivar a criação artística e cultural, bem como a investigação científica no domínio das ciências humanas e sociais.

É atribuído nas categorias de literatura, artes plásticas, dança, música, teatro, cinema e audiovisuais, investigação em ciências humanas e sociais, festividades culturais populares e jornalismo cultural.

O prémio constitui uma homenagem e incentivo ao génio criador dos angolanos, de modo a perpetuar entre os cidadãos ideias tendentes à compreensão das múltiplas formas de criação artística e diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da Nação.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 21/03/2020 13:32:21

    COVID- 19: MINCULT suspende actividades religiosas e culturais

    Luanda - O Ministério da Cultura (MINCULT) determinou, neste sábado, a suspensão, por 15 dias, dos cultos religiosos, concentração de fé e de milagres, espectáculos e divertimentos públicos.

  • 19/03/2020 17:14:10

    Gingas do Maculusso adiam espectáculo

    Luanda - O grupo Gingas do Maculusso anunciou, nesta quinta-feira, o adiamento sine die do show agendado para o dia 28 deste mês, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

  • 17/03/2020 19:23:12

    Anselmo Ralph cancela venda física do disco "Momentos"

    Luanda - O músico angolano Anselmo Ralph anunciou, nesta terça-feira, o cancelamento das sessões de venda física e assinaturas de autógrafos do álbum "Momentos" marcadas para os dias 21 e 22 deste mês, na Praça da Independência e no Belas Shopping, em Luanda.