Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

18 Abril de 2020 | 21h13 - Actualizado em 18 Abril de 2020 | 21h12

Angola com mais de mil monumentos e sítios inventariados

Luanda - O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente tem inventariado 1.357 bens culturais para ser classificados como monumentos e sítios nacionais, por constituírem vestígios das cidades e acções humanas do passado que devem ser partilhadas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Monumento histórico nacional

Foto: Angop

 

Os dados constam numa nota deste departamento ministerial sobre o Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, na qual avança que a gestão, preservação e valorização do património existente, bem como a salvaguarda e divulgação do património nacional constituem desafios do sector, que pretende continuar a incentivar a investigação científica e fomentar o turismo, de modo a agregar conhecimento e demais recursos necessários à implementação dos programas e projectos em curso.

O ministério adianta que a data deve servir para reflexão para todos os actores públicos, do sector privado e cidadãos sobre a responsabilidade individual e colectiva de preservar para partilhar os monumentos e sítios de Angola.

O departamento ministerial enfatiza os progressos alcançados neste domínio, em particular, a classificação de 280 bens culturais como património cultural imóvel, a inscrição de um bem como património mundial e a inscrição de três bens na lista indicativa da UNESCO.

“Angola possui um vasto património histórico, cultural e natural que integra igualmente as paisagens naturais, bem como uma extensa fauna e flora, que são partilhadas entre comunidades de diversos países vizinhos e servem de base ao reconhecido ecoturismo na região.”, lê-se na mensagem.

O 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, foi instituído em 1982 pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMS) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objectivo de sensibilizar os Estados membros a diversificar, proteger e conservar o património cultural.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 15/04/2020 14:51:38

    Ary com concerto live no Instagram na sexta-feira

    Luanda - A cantora angolana Ary realiza, na sexta feira, 17, um concerto “live” no Instagram, a partir das 20 horas.

  • 13/04/2020 14:14:27

    Ministra de Estado quer coesão e espírito de equipa

    Luanda - A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, destacou, nesta segunda-feira, em Luanda, a necessidade da conjugação de esforços, coesão e espírito de equipa para a concretização das acções do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

  • 08/04/2020 15:45:27

    Fundação Arte e Cultura promove temporada cultural online

    Luanda - A a segunda temporada cultural, no âmbito do projecto Fundação Online, que visa motivar as famílias a permanecerem em casa como forma de prevenção da Covid-19, numa iniciativa da Fundação Arte e Cultura, começa esta semana.