Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Dezembro de 2019 | 06h25 - Actualizado em 13 Dezembro de 2019 | 06h26

Assegurada assistência aos reclusos em Menongue

Menongue - A assistência médica e medicamentosa e alimentar diária dos 632 reclusos, dos quais 300 condenados e 362 detidos, nos Serviços Penitenciários de Menongue, na província do Cuando Cubango, está assegurada, informou quinta-feira, o director da instituição, Paulino Mande.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável assegurou tais condições no âmbito da visita de uma comissão da delegação do Ministério da Justiça e Direitos Humanos no Cuando Cubango, chefiada pela sua delegada, Dirce Silva, no âmbito do 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Deu a conhecer que, em relação ao sector da saúde, os reclusos têm recebido assistência médica por parte dos técnicos do gabinete provincial da saúde e com relação a alimentação, a delegação do Ministério do Interior tudo tem feito para dar prioridade aos serviços penitenciários, onde periodicamente abastece, incluindo meios higiénicos.

Por outro lado, garantiu que a instituição tem apostado, em colaboração com o sector da educação, na alfabetização dos reclusos condenados, que estejam matriculados nas aulas de alfabetização, no âmbito do programa “Sim eu Posso”, bem como no fomento da actividade agrícola através das lavras existentes e na formação profissional nas especialidades de agricultura, pastelaria, serralharia.

A também coordenadora do comité provincial dos direitos humanos no Cuando Cubango, Dirce Silva, lembrou que todo cidadão tem direito a vida, a propriedade privada e a liberdade de pensamento, tendo, por outro lado, se manifestado insatisfeito pelo facto da população ser maioritariamente jovem.

Aos reclusos, a quem entregou 20 Bíblias Sagradas, apelou no sentido de, quando cumprirem as suas penas, terem a responsabilidade de contribuírem no desenvolvimento do país e no bem-estar das suas famílias, Tendo entregue vinte Bíblias sagradas aos reclusos.

As idades mais visadas de 17 e 18 anos, que praticaram crimes como homicídio, violação ofensas corporais, crimes contra a propriedade, posse ilegal de armas de fogo, entre outros.

Leia também
  • 24/11/2019 13:30:33

    Cuando Cubango: MPLA incentiva jovens a apostar no empreendedorismo

    Menongue - O segundo secretário do MPLA no Cuando Cubango, José Martins, incentivou sábado, os jovens do seu partido a apostar no empreendedorismo como via de obtenção do primeiro emprego

  • 11/11/2019 08:59:58

    Cuando Cubango: Defendida prevervação dos bens públicos

    Menongue - A necessidade da preservação dos bens públicos colocados à disposição da população, como escolas, postos se saúde e de fornecimento de energia eléctrica, com vista a suprir as carências existentes e garantir rentabilidade para as gerações vindouras, foi defendida neste domingo, em Menongue, sede capital do Cuando Cubango.

  • 09/11/2019 16:23:43

    BI da Dipanda beneficia mais de 300 mil crianças

    Menongue - Mais de trezentas mil crianças dos seis aos 17 anos de idade vão beneficiar, até ao final deste mês, no Cuando Cubango, de Assento de Nascimento e de Bilhete de Identidade, de forma gratuita, no âmbito da Campanha Nacional de Registo, denominada "BI da Dipanda".