Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Dezembro de 2019 | 11h56 - Actualizado em 09 Dezembro de 2019 | 13h31

PR queniano a favor da revisão do acordo de Georgetown

Nairobi (Dos enviados especiais) - O presidente do Quénia, Uhuru Muigai Kenyatta, perspectivou hoje, em Nairobi, um novo acordo entre a União Europeia e o Grupo ACP com mútuas vantagens.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente do Quénia, Uhru Muigai Kenyatta

Foto: Alberto Juliao

O Chefe de Estado queniano, que discursava no encerramento da primeira parte da Cimeira do ACP, caracterizada por várias intervenções, realçou a necessidade da revisão do Acordo de Georgetown, que foi referência ao longo dos trabalhos da 110ª sessão do Conselho de Ministros, sábado.

O Acordo de Georgetown – o Acto Constitutivo do Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP) – vigora desde 1975, ano em que foi igualmente estabelecida a parceria com a União Europeia (UE).

Para Uhuru Muigai Kenyatta, que assumiu hoje a presidência do ACP, há necessidade de uma relação vantajosa entre os membros, em obediência ao multilateralismo, parte do lema desta cimeira.

O Presidente queniano defende maior dinamismo no grupo, revitalizando a cooperação sul-sul.

Antes de Uhuru Muigai Kenyatta, discursaram o secretário-geral cessante, representantes da União Europeia, das Nações Unidas e das regiões do ACP.

A 9ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do ACP, que decorre sob o lema “Por um Grupo ACP transformado e engajado a favor do multilateralismo", encerra terça-feira.

O Vice-Presidente de Angola, Bornito de Sousa, participa no evento em representação do Presidente da República, João Lourenço.

Assuntos Cimeira  

Leia também
  • 10/12/2019 05:48:47

    Cimeira de Nairobi encerra hoje

    Nairobi - Depois de seis dias de trabalhos, com reunião de peritos, primeiro, seguindo-se a 110ª sessão do Conselho de Ministros e outra Ministerial, a 9ª Cimeira do ACP é encerrada hoje em Nairobi, Quénia.

  • 09/12/2019 19:43:42

    Angola disposta a acolher próxima Cimeira do ACP

    Nairobi (Dos enviados especiais) - Angola está disponível a acolher a 10ª Cimeira do Grupo ACP - anunciou hoje, em Nairobi, Quénia, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

  • 09/12/2019 17:09:23

    João Lourenço agradece eleição de Georges Chikoti

    Nairobi (Dos enviados especiais) - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, agradeceu, em nome do Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, a confiança depositada pelo Grupo ACP no candidato angolano, Georges Chikoti, para o alto cargo de secretário-geral do ACP.