Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Junho de 2019 | 18h01 - Actualizado em 05 Junho de 2019 | 18h12

Comissária para Assuntos Políticos da UA visita Angola

Luanda - A Comissária para os Assuntos Políticos da União Africana (UA), Minata Samate, visita Angola de 12 a 14 de Junho, para contactos com as autoridades, no tocante à Democracia, Governação, Direitos Humanos, Eleições, entre outras questões.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Etiópia: pormenor do encontro entre o embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz e Comissária para Assuntos Políticos da União Africana, Minata Samate

Foto: Cedida

Com vista a preparar a viagem, a Comissária da UA recebeu hoje, quarta-feira, no seu gabinete, em Addis-Abeba, o embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz, também representante permanente junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África.

Em nota, os Serviços de Imprensa da Embaixada de Angola na Etiópia, referem que a deslocação de Minata Samate se enquadrada no reforço das relações de cooperação entre o Executivo angolano e a União Africana.

A visita poderá ser, também, uma oportunidade para se passar em revista a evolução do processo de democratização em Angola, incluindo a preparação das eleições autárquicas, previstas para 2020.

A troca de informações sobre o combate à corrupção em África, análise da experiência de Angola, o reforço do Estado de Direito, a promoção dos Direitos Humanos no continente poderão igualmente fazer parte da agenda, tal como o Protocolo sobre a Livre Circulação de Pessoas.

No centro das conversações também poderá estar a inserção de quadros angolanos nas actividades do Departamento de Assuntos Políticos da UA, incluindo nas Missões de Observação de Eleições.

Por outro lado, Francisco da Cruz e Minata Samate aproveitaram o encontro para falar da realização do V Congresso da Conferência das Jurisdições Constitucionais de África (CJCA), que Luanda vai albergar de 9 a 13 de Junho, para o qual a Comissária para os Assuntos Políticos foi convidada.

Sob o lema “Os tribunais - Conselhos Constitucionais como Garantes da Constituição e dos Direitos e Liberdades Fundamentais”, o Congresso vai ser co-organizado pelo Tribunal Constitucional de Angola e a CJCA.

Assuntos Angola   Cooperação   Política  

Leia também
  • 05/06/2019 23:52:03

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 05/06/2019 21:54:43

    MPLA lamenta morte de membro do Comité Central

    Luanda - O Bureau Político do MPLA indica que foi com "bastante pesar" que tomou conhecimento do falecimento do membro do seu Comité Central e antigo combatente Pascoal Sefo, ocorrido no sábado, em Luanda, por doença, aos 70 anos de idade.

  • 05/06/2019 19:41:30

    Caso CNC entra no terceiro dia de interrogatório a ex-ministro

    Luanda - O antigo ministro dos Transportes, Augusto Tomás, continua a ser interrogado quinta-feira (06), no Tribunal Supremo, num processo em que é acusado de desviar avultadas somas em dinheiro do Conselho Nacional de Carregadores (CNC).

  • 05/06/2019 19:19:24

    Força aérea prepara monumento nacional

    Lubango - A Força Aérea Nacional (FAN) tem na forja a edificação de um monumento em memória aos efectivos que morreram nas diferentes missões, informou nesta quarta-feira, no Lubango, província da Huíla, o comandante desse ramo das Forças Armadas Angolanas (FAA), Altino Carlos dos Santos.