Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

10 Junho de 2019 | 17h40 - Actualizado em 10 Junho de 2019 | 19h20

Mais de 11 mil reclusos em prisão preventiva

Luanda - Pelo menos 11 mil e 900 reclusos, de um total 25 mil e 990, cumprem pena de prisão preventiva e aguardam por julgamento, em várias cadeias do país, informou, nesta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado para os Serviços Penitenciários, Bamoquina Zau.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Secretário de Estado para os Serviços Penitenciários, Bamoquina Zau

Foto: Rosário dos Santos

A Lei angolana estipula que uma pessoa pode ser presa preventivamente por quatro meses, sem acusação. O prazo pode aumentar para seis meses, em caso de crime organizado e complexo.

Segundo Bamoquina Zau, que falava à imprensa, à margem da abertura do workshop sobre formação de oficiais da polícia nacional, na base das detenções estão roubos qualificados e homicídios.

Sem adiantar números, disse que, nessa escala, a província de Luanda lidera a lista, seguida de Benguela, da Huíla e do Huambo.

Presente no workshop, a secretária de Estado dos Direitos Humanos, Ana Celeste, disse, no discurso de abertura, que na forja estão medidas que prevêem a redução da intervenção do direito penal.

Entre essas medidas apontou a prisão domiciliar, a realização de trabalhos comunitários, a conciliação e a mediação.

Disse serem medidas alinhadas com os princípios da Comissão Africana de Descriminação de Pequenos Delitos sobre as Condições de Detenção.

Já a relatora especial sobre prisões, detenções e policiamento da Comissão Africana sobre os Direitos Humanos, Maria Teresa, adiantou que a reunião se enquadra nos princípios da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 10/06/2019 18:37:40

    PR felicita homólogo português

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, nesta segunda-feira, uma mensagem de felicitações ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que hoje se assinala.

  • 10/06/2019 16:14:44

    TC realça defesa de direitos fundamentais

    Luanda - O presidente do Tribunal Constitucional (TC), Manuel Aragão, defendeu nesta segunda-feira a consolidação, em África, dos sistemas judiciais que assegurem a efectiva protecção e defesa dos direitos individuais e das liberdades individuais.

  • 10/06/2019 13:16:04

    Discurso do PR no congresso das jurisdições constitucionais de África

    Luanda - Íntegra do discurso pronunciado nesta segunda-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, na sessão de abertura do V Congresso da Conferência das Jurisdições Constitucionais de África.