Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Agosto de 2019 | 06h27 - Actualizado em 03 Agosto de 2019 | 11h05

Participantes dos jogos de polícias da SADC já em Luanda

Luanda - As delegações que vão participar, de 03 a 13 do corrente mês, em Luanda, nos décimos jogos de polícia da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) já estão na capital do país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A confirmação foi feita esta sexta-feira, em Luanda, pelo Comissário Rui Cardoso, membro da organização evento denominado “Organização Regional da Polícia da África Austral (SARPCCO)”.

Em declarações à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o Comissário confirmou a chegada de todas delegações participantes nos décimos jogos de polícia da SADC, apesar da delegação da República Democrática do Congo ainda não estar completa.

Adiantou que a abertura dos jogos acontece este sábado, no estádio dos Coqueiros, em Luanda, pelas 15 horas.

No lançamento desta edição, o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Paulo de Almeida, afirmou que não está em causa os troféus e ganhos, nem os números de medalhas a arrecadar, mas o reforço e fortalecimento das relações culturais dos efectivos envolvidos no encontro e que representam solidariedade, fraternidade e amizade entre as forças policiais da SADC.

Participam dos jogos da SARPCCO mais de mil atletas em representação de nove dos 15 Estados que fazem parte da organização.

Trata-se de Angola, Moçambique, África do Sul, República Democrática do Congo, Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, Tanzânia e Lesotho.

Durante o campeonato serão disputadas as modalidades de xadrez, futebol, ténis de campo, dama, voleibol, atletismo e andebol.

Os jogos serão realizados nos pavilhões multiuso do Kilamba, Bombeiros, Refriango, quadra do clube de ténis de Luanda, estádios 22 de Junho e dos Coqueiros.

A organização regional aglutinadora das corporações policiais dos Estados membros da SADC foi esboçada a 23 de Setembro de 1994, durante um encontro de operativos em Mananga, Reino da Swazilândia, actual Swatini.

 A SARPCCO foi fundada por onze países, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia (eSwatini), Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

Assuntos Polícia  

Leia também
  • 18/07/2019 20:27:20

    Deputados votam Proposta de Lei sobre Polícia Nacional

    Luanda - Os deputados à Assembleia Nacional aprovaram hoje (quinta-feira), por unanimidade, a Proposta de Lei de Bases sobre a Organização e Funcionamento da Polícia Nacional (PN), que estabelece os princípios fundamentais da actuação da instituição castrense.

  • 10/07/2019 00:28:09

    Minint investe para emitir mais cartas de condução na Huíla

    Huíla - As dificuldades que a província da Huíla enfrenta na emissão de cartas de condução da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) podem ser ultrapassadas nos próximos meses, com a criação de condições técnicas no novo edifício do Comando Provincial da Polícia Nacional.

  • 04/07/2019 16:43:04

    Cadeia regista superlotação no Bié

    Cuito - A cadeia central do Cuito (Bié) alberga presentemente 695 reclusos, contra 250 da sua real capacidade, a superlotação está a criar "transtornos" na acomodação dos presidiários, admitiu nesta quinta-feira o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação Provincial do Interior, inspector-prisional chefe José Daniel.