Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Agosto de 2019 | 17h15 - Actualizado em 23 Agosto de 2019 | 17h15

Polícia pune efectivos envolvidos na prática de extorsão

Malanje - O Delegado Provincial do Interior e Comandante da Polícia Nacional de Malanje, comissário António José Bernardo, anunciou hoje, sexta-feira, a apresentação, nos próximos dias, de agentes envolvidos em acções de extorsão a cidadãos indefesos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O responsável, que falava na abertura da segunda fase de Preparação Combativa e Patriótica dos Órgãos do Interior, não revelou o número de implicados, mas referiu que são maioritariamente da Unidade de Trânsito e da Ordem Pública, que tiravam proveito da farda para intimidar os cidadãos a “soltar” as chamadas gasosas.

Realçou que essas atitudes põem em causa a autoridade da Polícia Nacional e concorrem para a descredibilização do órgão junto da população, razão pela qual serão responsabilizados criminalmente.

Apesar de reconheceu as dificuldades sociais por que passam os efectivos, António Bernardo afirmou, no entanto, que não justificam os actos de usurpação de bens da população, reiterando que só ficará na Polícia quem  adoptar comportamentos condizentes com a lei.

Nesta perspectiva, encorajou os agentes da Polícia Nacional a assumirem-se como defensores da ordem e tranquilidade, devendo, entretanto, colocar as suas capacidades ao serviço das pessoas e da paz social.

Sublinhou que o bom polícia é aquele que sabe revelar indícios e interpretar comportamentos e que está preocupado com a segurança das pessoas e seus bens, tendo acrescentando que a corporação está a conjugar cada vez mais esforços para que os órgãos policiais estejam sempre ao serviço dos cidadãos.

Com a participação de 700 efectivos afectos a distintos órgãos da Delegação Provincial do Ministério do Interior, a segunda fase de Preparação Combativa e Patriótica terá duração de três meses. 

Durante o evento serão abordadas matérias como planeamento operacional, processo de decisão militar, organização de unidades, técnica policial, táctica fronteiriça, policiamento comunitário, ética policial, entre outras.

Assuntos Província » Malanje  

Leia também
  • 14/08/2019 16:55:59

    Especialistas das FAA analisam telecomunicações do Exército

    Malanje - Especialistas das Forças Armadas Angolanas (FAA), entre chefes de repartições das unidades e sub-unidades da Região Militar Norte, analisam desde hoje, quarta-feira, no Comando da 51ª Brigada de Infantaria, em Capanda, o estado actual das telecomunicações do Exército.

  • 09/08/2019 16:52:17

    FAA quer educação jurídica para combater crimes militares

    Malanje - Os participantes na XI reunião metodológica dos órgãos de auditoria e disciplina das Forças Armadas Angolanas concluíram, na quinta-feira, haver necessidade da contínua realização de acções de educação jurídica dos militares, para travar o índice de infracções e crimes envolvendo efectivos.

  • 08/08/2019 16:48:44

    FAA reitera revisão da Lei dos Crimes Militares

    Malanje - A revisão da Lei 4/94, de 28 de Janeiro, sobre crimes militares constitui prioridade das Forças Armadas Angolanas (FAA), com vista a criação de um novo código penal que se adeque ao actual contexto político e de desenvolvimento do país.