Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

24 Agosto de 2019 | 00h34 - Actualizado em 23 Agosto de 2019 | 17h53

Resenha Política: Jornada presidencial destaque da semana

Luanda- A jornada presidencial, preenchida com uma intensa diplomacia inter-africana, destacou-se durante a semana que hoje, sábado, termina.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luanda, capital angolana, foi, ao longo da semana, o ponto de convergência africano, com a assinatura do Memorando de Entendimento entre os presidentes do Uganda e do Rwanda, a visita do presidente do Tchad, do 1º Ministro de São Tomé Príncipe.

A jornada de campo do Vice-Presidente, Bornito de Sousa, à província do Huambo, destacou-se igualmente no decorrer da semana finda.

A visita visou constatar, na municipalidade da Caála, a execução das políticas de governação local e de combate às assimetrias regionais, bem como o grau de implementação dos projectos estratégicos desenvolvidos localmente. Durante a permanência, Bornito de Sousa reuniu-se com as autoridades locais e os representantes das organizações da comunidade, além de visitar empreendimentos socioeconómicos.  

 Ao longo da semana, destacou-se também nos noticiários o apoio do Conselho de Paz e Segurança (CPS) da União Africana (UA) apoiou a iniciativa do Executivo angolano que permitiu a assinatura do "Memorando de Entendimento de Luanda" entre os presidentes Yoweri Museveni, do Uganda, e Paul Kagame, do Rwanda.

No quadro da sua agenda de trabalhos, a 871ª Sessão do CPS incentivou Angola a manter o ímpeto no contributo que tem estado a dar para a resolução de conflitos, tanto na região dos Grandes Lagos, em particular, como em África, no geral.

Em termos diplomáticos, mereceu destaque a entrega das cartas credenciais da embaixadora Jovelina Imperial e Costa ao Presidente da República da Namíbia, Hage Geingob.

Numa cerimónia realizada no Palácio Presidencial no decurso da qual vários Embaixadores não residentes apresentaram as suas cartas credenciais, Jovelina Imperial foi a primeira e única a oficializar o início de funções como Embaixadora residente.

O anúncio da Procuradoria-Geral da República (PGR) da existência de 150 processos em inquérito e 80 em instrução preparatória ligados a casos de corrupção e má gestão de fundos públicos é outro assunto destacado ao longo da semana.

De acordo com a directora nacional de prevenção e combate à corrupção, Inocência Pinto, alguns casos foram já levados a juízo, sem, no entanto, especificar o número nem os cidadãos envolvidos.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 24/08/2019 00:33:28

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 23/08/2019 18:02:34

    Executivo potencia cofre de justiça

    Luanda - O Conselho de Ministros aprovou nesta sexta-feira o Estatuto Orgânico do Cofre Geral de Justiça, que visa melhorar as condições de trabalho dos serviços, garantir uma gestão transparente e financiar projectos estruturantes para o desenvolvimento e modernização do sector judiciário.

  • 23/08/2019 15:03:19

    Embaixadora de Angola em Itália entrega cartas figuradas

    Roma - A embaixadora de Angola em Itália, Maria de Fátima Jardim, entregou, em Roma, as cartas figuradas ao director adjunto do cerimonial diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação internacional italiano, Stefano Zanini.