Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Outubro de 2019 | 10h31 - Actualizado em 12 Outubro de 2019 | 10h30

Moçambique/Eleições: CPLP define equipas para testemunhar acto eleitoral

Maputo (Dos enviados especiais) - A Missão de Observação Eleitoral da CPLP (MOE-CPLP) para Moçambique definiu sete equipas, compostas por duas pessoas cada, para testemunharem o acto eleitoral do dia 15 de Outubro próximo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logotipo da CPLP

Foto: Miudo

Segundo uma nota de imprensa da MOE-CPLP a que a Angop teve acesso hoje (sábado), em Maputo, as equipas serão distribuídas pelas províncias de Maputo (capital do país), Gaza, Sofala, Nampula e Zambézia.


A MOE-CPLP, coordenada pelo angolano Lopo do Nascimento, manteve já encontros com membros das delegações das Nações Unidas, da União Europeia e com o presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Moçambique, Abdul Carimo, com os quais partilhou informações sobre o curso do processo eleitoral.


À convite do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique (MNEC), Lopo do Nascimento participou num encontro com o ministro moçambicano José Pacheco, que falou sobre os direitos e deveres dos observadores eleitorais internacionais, bem como reiterou o compromisso de o governo moçambicano apoiar as actividades dos observadores. 


A Missão de Observação Eleitoral da CPLP às eleições presidenciais, Legislativas e das Assembleias Provinciais em Moçambique é constituída por observadores designados pelos estados membros da organização e funcionários do seu secretariado executivo.


A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objectivo é o aprofundamento da amizade e da cooperação entre os seus membros".

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 26/09/2019 13:39:07

    Deputado reitera Autarquias como desafio do país

    Cuito - O activista cívico e deputado à Assembleia Nacional (AN), David Mendes, disse hoje (quinta-feira), no Cuito, Bié, esperar que a Assembleia Nacional priorize, com a retoma da actividade a 15 de Outubro, a aprovação da legislação em falta para a realização das autarquias.

  • 09/08/2019 17:23:08

    Município deve tratar assuntos locais - secretário de Estado de Portugal

    Luanda - O secretário de Estado de Portugal para as autarquias locais, Carlos Miguel, disse que no âmbito das autárquias, o município tem a responsabilidade de tratar de todos assuntos de competência local.

  • 10/07/2019 05:31:18

    UNITA reitera realização de autárquicas

    Uíge - O Comité Provincial da Unita no Uíge, reunido na sua IX reunião ordinária reiterou, hoje, terça-feira, a necessidade da realização das eleições autárquicas em simultanêo em todos os municípios do país, para se evitar as desigualdades políticas e administrativas entre as comunidades.