Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Outubro de 2019 | 12h46 - Actualizado em 14 Outubro de 2019 | 13h19

Moçambique/Eleições: Missão de observação expectante com a votação

Maputo (Dos enviados especais) - O chefe da Missão de Observação da CPLP (MOE-CPLP) às eleições de terça-feira em Moçambique, Lopo do Nascimento, aguarda com expectativa o acto de votação para a escolha do novo presidente da República, parlamento e assembleias provinciais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lopo do Nascimento, chefe da MOE-CPLP

Foto: Gaspar dos Santos

“Como observador, não posso deixar de manifestar o meu desejo de que a votação do dia 15 decorra da melhor maneira possível para o bem do país, em particular, e de África, em geral”, afirmou.

Em breves declarações à Angop, Lopo do Nascimento disse que, dos encontros tidos com as comissões eleitorais de Moçambique, recebeu a informação de que o processo está bem organizado, tanto do ponto de vista técnico, como humano e logístico.

Segundo disse, foi informado que tudo está assegurado para que na próxima terça-feira os moçambicanos escolham o novo Chefe de Estado e os outros órgãos que vão dirigir os destinos do país nos próximos cinco anos. 

Questionado sobre a ocorrência de alguns incidentes durante a campanha, Lopo do Nascimento afirmou ser normal em processos como este (eleições), sobretudo em África, onde, em muitos casos, o partido que perde nem sempre se conforma com o resultado saído das urnas.

A Missão de Observação Eleitoral da CPLP às eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais em Moçambique é constituída por observadores designados pelos estados membros da organização e funcionários do seu secretariado executivo.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização internacional formada por países lusófonos, cujo objectivo é o aprofundamento da amizade e da cooperação entre os seus membros.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 14/10/2019 10:08:17

    Moçambique/Eleições: Maputo acorda calma no dia que antecede o pleito

    Maputo (Dos enviados especiais) - A cidade de Maputo, capital de Moçambique, observa hoje (14), dia que antecede a votação para a escolha do novo presidente da República, um trânsito automóvel e de peões sem grandes congestionamentos, ante o olhar atento da polícia de trânsito e da ordem pública.

  • 13/10/2019 16:50:27

    Moçambique/Eleições: Zonas de difícil acesso da Zambézia recebem kits eleitorais

    Maputo (Dos enviados especiais) - O processo de distribuição de material de votação as localidades de difícil acesso dos distritos de Pebane, Chinde, Morrumbala e Mocubela, província da Zambézia, começou hoje (13), anunciou o porta-voz do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) na Zambézia, Emílio Raposo.

  • 12/10/2019 11:30:04

    Moçambique/Eleições: Angola entre os observadores da UA

    Addis-Abeba - O representante permanente de Angola junto da União Africana (UA) e embaixador na Etiópia, Francisco da Cruz, está desde sexta-feira na capital moçambicana, Maputo, para integrar a equipa de observadores da organização continental às eleições gerais de 15 Outubro.