Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

21 Outubro de 2019 | 13h29 - Actualizado em 21 Outubro de 2019 | 13h44

TC anuncia intensificação da fiscalização às contas públicas

Luanda - O Tribunal de Contas (TC) vai implementar, a partir de 2020, um novo procedimento denominado "Fiscalização concomitante", que visa o acompanhamento da execução dos actos e contratos, antes da sua conclusão, através de inquéritos e auditorias de natureza operacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Encontro metodológico de Quadros do Tribunal de Contas

Foto: Clemente dos Santos

Presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa

Foto: Clemente dos Santos

O anúncio foi feito nesta segunda-feira, em Luanda, pela presidente daquele tribunal superior, Exalgina Gamboa, durante um Encontro Metodológico de Quadros, que reúne especialistas nacionais e estrangeiros, até ao dia 25 deste mês.

A responsável afirmou que o procedimento (fiscalização) se enquadra na alteração da Lei Orgânica do Tribunal de Contas, que introduz mudanças estruturais e novas competências.

Segundo a juíza, trata-se de um passo para o aperfeiçoamento do sistema de controlo das finanças públicas, sendo uma garantia preventiva contra os crimes de corrupção.

Explicou que os aludidos desafios estão intrinsecamente ligados ao objectivo estratégico de restauração do sistema integrado de gestão e digitalização dos processos do TC.

Durante o encontro, disse que a era digital não se coaduna com o sistema manual e a burocracia existente no TC, daí a necessidade de uma mudança de paradigma.

Exalgina Gamboa sublinhou que o objectivo da mudança é o de estar ao nível das outras instituições superiores de controlo e alinhado com as modernas ferramentas internacionais.

Associado ao Plano Estratégico do TC, o novo procedimento juntou três documentos que completam a definição dos objectivos e das prioridades dos próximos quatro anos, nomeadamente, o Plano Director dos Recursos Humanos, das Tecnologias de Informação (TIC) e da Comunicação e Imagem.

Reconheceu que o alcance e a efectividade do controlo não se resumem na actuação exclusiva do TC, pelo contrário, necessita, subsidiariamente, da participação e colaboração de outros órgãos e instituições, destacando as parcerias do controlo externo da Assembleia Nacional (AN), dos tribunais, da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE).

A decorrer sob lema “Planificação estratégica e organização da fiscalização externa”, o encontro metodológico tem como foco o Plano Estratégico do Tribunal de Contas 2020-2023.

Assuntos Política   Tribunal de Contas  

Leia também
  • 21/10/2019 17:56:47

    Alcides Sakala defende confronto de ideais

    Malanje - O candidato a presidente da UNITA, Alcides Sakala, defendeu nesta segunda-feira, em Malanje, uma disputa eleitoral fundada no confronto de ideias e serenidade entre os militantes daquele partido, quando falta menos de um mês para o seu 13º Congresso Ordinário.

  • 21/10/2019 00:49:39

    Síntese das principais notícias

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 20/10/2019 18:29:26

    Candidato à presidência da UNITA quer inovar

    Luanda - Um líder corajoso, inovador e enérgico é o que o candidato à presidência da UNITA, José Pedro Katchiungo, pretende ser quando dirigir este partido, caso seja eleito no Congresso de Novembro.