Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Janeiro de 2020 | 08h16 - Actualizado em 17 Janeiro de 2020 | 11h51

Isabel dos Santos pode concorrer a presidente fora do MPLA - Dirigente partidário

Luanda - A pretensão de Isabel dos Santos de se candidatar a presidente de Angola não poderá ser por via do MPLA, mas sim de outra força política, disse quinta-feira o secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais daquele partido, Mário Pinto de Andrade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Secretário para os Assuntos Políticos e Eleitorais do MPLA, Mário Pinto de Andrade

Foto: ANGOP

O político comentava, à Rádio Nacional de Angola, a possibilidade manifestada por Isabel dos Santos de se candidatar a presidente de Angola, na entrevista que concedeu, quarta-feira, à cadeia Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a partir de Londres.

Mário Pinto de Andrade esclareceu que os estatutos do MPLA determinam que o presidente do partido é, automaticamente, o candidato natural e cabeça de lista às eleições presidenciais.

“Se ela quiser ocupar o lugar do pai (José Eduardo dos Santos, anterior presidente da República de Angola), acredito que não será por via do MPLA”, enfatizou Mário Pinto de Andrade.

O dirigente do maior partido angolano destacou que a Constituição da República de Angola estabelece, no quadro do sistema político, que um cidadão, para ser candidato a presidente, tem que ter o suporte de um partido político.

Por seu turno, o presidente da Unita, Adalberto da Costa Júnior, disse, quinta-feira, em Luanda, que se Isabel dos Santos tiver as condições para se candidatar a presidente da República, nas próximas eleições gerais angolanas de 2022, não é “nada de mais”.

O líder do maior partido da oposição em Angola disse que “não falta muito tempo” para a realização das eleições e não sabe das motivações de Isabel dos Santos, mas se a sua candidatura “obedecer  às questões constitucionais, tranquilo”.

“São vários os cidadãos que podem manifestar essa vontade”, acrescentou o líder da Unita, sem mais comentários.  

Assuntos Angola   MPLA   Política  

Leia também
  • 18/01/2020 02:14:49

    PR consternado com morte do nacionalista "Beto Van-Dúnem"

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, transmitiu, nesta sexta-feira, sentidas condolências à família do nacionalista Carlos Alberto Van-Dúnem "Beto Van-Dúnem", que faleceu quinta-feira última, numa das unidades hospitalares de Luanda.

  • 18/01/2020 00:00:15

    Síntese das principais notícias

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 17/01/2020 22:44:32

    EUA capacita quadros angolanos para combate à corrupção

    Luanda - Assessores do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América estão a trabalhar com o Banco Nacional de Angola e com o Ministério das Finanças na capacitação dos quadros, com vista ao combate à corrupção.

  • 17/01/2020 22:09:02

    Corpo diplomático elogia combate à corrupção

    Luanda - O corpo diplomático acreditado em Angola valorizou esta sexta-feira os esforços do Executivo angolano no combate à corrupção e a impunidade, a fim de promover a boa governação e a diversificação da economia.