Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

31 Janeiro de 2020 | 14h13 - Actualizado em 31 Janeiro de 2020 | 14h13

Angela Merkel visita Angola na próxima sexta-feira

Luanda - A Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, visita Angola na próxima sexta-feira (07), para o aprofundamento das relações entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente João Lourenço e a Chanceler Angela Merkel (arquivo)

Foto: Rosário dos Santos

Em nota de imprensa chegada hoje à Angop, a Casa Civil do Presidente da República refere que, como primeiro acto da visita, a Chanceler alemã terá um encontro com o Presidente da República, João Lourenço.

Na tarde do mesmo dia, Angela Merkel e João Lourenço vão proceder à abertura do Fórum Económico Alemão-Angolano.

A Chanceler vai visitar o Museu de Antropologia, que iniciou um programa de cooperação com o Goethe-Institut Angola e a Fundação do Património Cultural da Prússia, bem como uma empresa alemã na capital angolana.

Terá também um encontro com angolanos que estudaram na Alemanha.

Trata-se da segunda visita da Chanceler Angela Merkel a Angola, tendo a primeira ocorrido em 2011, ocasião em que foi acordada uma parceria alargada entre os dois Estados.

Antes de Angola, a Chanceler Angela Merkel visita a África do Sul, acompanhada de uma delegação empresarial do seu país.

O Presidente João Lourenço visitou a Alemanha em Agosto de 2018 e voltou a encontrar-se com a Chanceler Angela Merkel em Nova Iorque, em Setembro do ano passado.

Angola e Alemanha estabeleceram relações diplomáticas em 1979. A parceria entre os dois países ganhou um novo impulso com a realização da I sessão da Comissão Bilateral, em 2012, em Berlim.

Nos últimos anos, Angola tornou-se no terceiro parceiro comercial da Alemanha na África subsahariana. Em 2010, o comércio bilateral rendeu no conjunto 491 milhões de euros.

Leia também
  • 31/01/2020 12:49:38

    Angola poderá apostar na cooperação militar com os EAU

    Luanda - Os Emirados Árabes Unidos (EAU) poderão ser aposta de Angola para a formação e capacitação de quadros do sector da defesa, afirmou nesta sexta-feira o ministro Salviano de Jesus Sequeira, durante um encontro com o Sheik Amed Dalmoook Al Maktoum.

  • 30/01/2020 19:10:29

    Angola vai formar quadros da RCA em Defesa e Segurança

    Luanda - Angola passará a formar, em breve, quadros da República Centro Africana (RCA) nas áreas da Defesa e Segurança, na sequência de alguns acordos bilaterais para o efeito, informou esta quinta-feira, o Presidente daquele país, Faustin-Archange Touadéra.

  • 30/01/2020 14:59:45

    PR de Angola e homólogo da RCA analisam cooperação

    Luanda - O Presidente de Angola, João Lourenço, reuniu-se esta quinta-feira, em Luanda, com o seu homólogo da República Centro Africana (RCA), Faustin-Archange Touadéra, no âmbito do reforço das relações políticas e de cooperação bilaterais.