Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Fevereiro de 2020 | 01h29 - Actualizado em 15 Fevereiro de 2020 | 01h28

Identificadas 125 áreas suspeitas de minas no Cuanza Norte

Ndalatando - O Cuanza Norte tem identificadas 125 áreas suspeitas de minas, em 64 localidades, incluindo zonas habitadas e campos agrícolas, representando um perigo para a segurança das populações, segundo o técnico do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) na província , Chita Avelino.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Identificadas mais de 125 áreas suspeitas de minas

Foto: Angop

Em declarações à imprensa nesta sexta-feira, Chita Avelino destacou entre as áreas suspeitas de minas, a localidade do “Tenga”, na periferia da cidade de Ndalatando, onde já foram registados vários acidentes com minas no passado, pelo facto de a localidade ter albergado várias bases militares durante o período de conflito armado e que tem sido alvo de invasão com construções de moradias.

O técnico apontou igualmente, o troço entre os municípios de Cazengo e Lucala, como sendo outra área suspeita de riscos de minas e submetida a actividades de limpeza por parte das várias operadoras de desminagem que actuam na província.

Chita Avelino disse que as acções de desminagem desencadeadas na província, no período de 2012 à 2019, resultaram na limpeza de um total de dois milhões, 245 mil e 329 metros quadrados de área e consequente desactivação de 138 minas anti-pessoais, nove minas antí-tanques e 33.035 engenhos explosivos não detonados, sem contudo avançar o registo de qualquer acidente com minas.

Referiu  que a par das campanhas de desminagem, o INAD tem estado igualmente empenhado na sensibilização dos cidadãos sobre os riscos e prevenção de acidentes com minas, sobretudo nas áreas rurais.

Leia também
  • 14/02/2020 16:10:11

    SIC detém director da Educação no Moxico

    Luena - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) do Moxico, deteve, no Luena, o director do Gabinete Provincial de Educação do Moxico, Raimundo Ricardo, acusado de cometer vários crimes no exercício das suas funções.

  • 09/02/2020 12:01:14

    Cuanza Norte: JURA tem novo secretário provincial

    Ndalatando - A Juventude Revolucionária Unida de Angola (JURA) conta com novo secretário provincial no Cuanza Norte, empossado neste domingo, em Ndalatando, em acto orientado pelo secretário nacional da organização juvenil da UNITA, Lucas Lanutula.

  • 06/02/2020 19:19:51

    MPLA reafirma aposta na melhoria das condições sociais

    Ndalatando - O primeiro secretário do MPLA na província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, reafirmou hoje, quinta-feira, em Ndalatando, a aposta na implementação de acções que visam a melhoria das condições sociais básicas das populações.