Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

21 Fevereiro de 2020 | 22h17 - Actualizado em 21 Fevereiro de 2020 | 23h04

Chefe de Estado já está em Luanda

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou na noite desta sexta-feira a Luanda, depois de ter participado, em Gatuna-Katuna, na Cimeira Quadripartida (Angola, Rwanda, República Democrática do Congo e Uganda), que analisou a segurança e cooperação na Região dos Grandes Lagos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Chegada do Presidente João Lourenço do Rwanda

Foto: Francisco Miudo

Chegada do Presidente João Lourenço do Rwanda

Foto: Francisco Miudo

À sua chegada a Luanda, João Lourenço recebeu cumprimentos de boas-vindas do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, e de altos funcionários do seu gabinete.

Durante a Cimeira, que decorreu na região de Gatuna-Katuna, as autoridades do Rwanda e do Uganda rubricaram um tratado de extradição de prisioneiros.

O tratado, assinado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros do Rwanda, Biruta Vincent, e do Uganda, Sam Kutesa, visa a libertação de prisioneiros e dar tratamento aos casos de justiça, incluindo os relacionados com presumíveis actividades subversivas, praticadas em território vizinho.

A Cimeira analisou, também, questões ligadas à abertura da fronteira entre o Rwanda e Uganda, encerrada há oito meses, devido às acusações recíprocas de espionagem e ingerência política.

No encontro, de cerca de quatro horas, apadrinhado pelos presidentes de Angola, João Lourenço, e da RDC, Felix Tshisekedi, discutiram-se as formas para desanuviar o clima de tensão existente entre o Rwanda e o Uganda.

Assuntos Política  

Leia também
  • 22/02/2020 10:30:20

    Luandenses marcham contra impunidade

    Luanda - Centenas de cidadãos participam, desde as 10h20 deste sábado, em Luanda, numa marcha de apoio às medidas do Governo para combater a corrupção e a impunidade, convocada pelo MPLA (partido no poder).

  • 21/02/2020 23:07:55

    MPLA destaca legado dos heróis do "processo 50"

    Luanda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, destacou, na noite de sexta-feira, em Luanda, o legado de um país livre e soberano deixado pelos nacionalistas do "processo 50", permitindo aos angolanos dirigirem os destinos do país.

  • 21/02/2020 22:26:33

    Presidente do Tribunal de Contas avalia funcionamento de Laúca

    Malanje - A juíza conselheira presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gamboa trabalha desde hoje (sexta-feira), no município de Cacuso, Malanje, a fim de avaliar o grau de andamento das obras finais do projecto hidroeléctrico de Laúca.