Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

29 Fevereiro de 2020 | 17h29 - Actualizado em 29 Fevereiro de 2020 | 17h41

Deputados prosseguem inspecção do PIP no interior

Luanda - Deputados da Assembleia Nacional prosseguiram, este sábado, a jornada de inspecção do nível de execução das acções do Programa de Investimentos Públicos (PIP) e de Intervenção Municipal (PIIM), em curso pelo país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Pormenor da cidade do Lubango

Foto: Morais Silva

Huila

A propósito, as 1ª e 10ª comissões parlamentares, estão a inspeccionar a execução dos aludidos programas públicos no Lubango, Cacula, Humpata e Chibia, província da Huíla.

Durante a visita, o coordenador do grupo de deputados, João Pinto, afirmou que a presença da delegação parlamentar na Huíla visa, essencialmente, fiscalizar os investimentos que o governo coloca à disposição da população.

Entre os empreendimentos visitados, destaca-se as obras de escolas, o projecto habitacional do sub-programa de 200, infra-estruturas integradas do Lubango, centro de hemodiálise do hospital central Dr. António Agostinho Neto.

Com o mesmo objectivo, a delegação desloca-se, domingo, à província do Namibe.

Bié

Na província do Bié, o grau de execução física e financeira de vários projectos estruturantes nos sectores da Saúde, Educação e Águas foi considerado de “satisfatório” pela coordenadora da delegação parlamentar das 1ª, 4ª e 5ª comissões, Ruth Mendes.

Em declarações à imprensa hoje (sábado), em jeito de balanço de um ciclo de visitas de três dias a essa província, Ruth Mendes considera ser “muito gratificante” ver o esforço do Executivo de construção, sobretudo, dos Sistemas de Água em quase todos os municípios, tornando-os auto-suficientes.

Outro projecto “muito apreciado”, tem a ver com o Hospital Provincial do Bié, com tecnologias de ponta.

A comitiva parlamentar visitou, em quatro municípios da província, as obras de sete escolas de 12 salas de aula, da Cadeia do Cuquema e dos Sistemas de Abastecimento de Água Potável do, construídas com verbas alocadas ao Programa de Investimentos Públicos (PIP), referentes aos anos 2018/2019.

Depois do Bié, os parlamentares seguiram para o Cuando Cubango, com o mesmo fito.

Cuanza Sul

No Cuanza – Sul, os deputados a Assembleia Nacional avaliaram o grau de execução financeira e física dos programas e projectos do OGE 2018, e os relatórios de balanço do II e III trimestre de 2019.

O grupo de seis parlamentares chefiado pelo deputado Tomás da Silva, avaliou as obras de construção da futura delegação provincial das Finanças, paralisada há mais de um  ano por falta de verbas.

Da agenda constou igualmente as obras de uma escola de 24 salas de aulas, inoperante desde 2017, por falta de pagamentos, bem como as da futura escola 2 de Março, de 12 salas de aulas localizada no bairro É15, iniciada em 2017.

Tomás da Silva disse ter tomado uma “boa nota” e augura que “brevemente” sejam desbloqueados os problemas financeiros para se retomarem as obras.

Leia também
  • 01/03/2020 10:30:13

    Deputados pedem celeridade na conclusão de projectos sociais

    Malanje-Os deputados à Assembleia Nacional pediram,(sábado), mais celeridade na conclusão dos projectos sociais em curso na província de Malanje, pelo que garantiram influenciar junto das estruturas centrais para a concretização desse desiderato, de modo a que as infra-estruturas estejam rapidamente ao dispor dos cidadãos.

  • 01/03/2020 06:02:32

    MPLA reitera apoio às mulheres no Bié

    Catabola - O segundo secretário do MPLA do Bié, Anastácio Sambowe, retirou, sábado, no município de Catabola, província do Bié, o interesse do partido enquanto força que sustenta o Governo de apoiar mais as mulheres da região e inseri-las em locais de decisão.

  • 29/02/2020 18:19:12

    Angola reafirma engajamento na África Austral

    Luanda - A Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas em Nova Iorque, embaixadora Maria de Jesus Ferreira, reafirmou sexta-feira o engajamento do país em acções que promovam a liberdade e o bem-estar dos países da África Austral.