Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

15 Novembro de 2017 | 01h52 - Actualizado em 15 Novembro de 2017 | 02h46

Cuando Cubango: Hospital atende mais de seis diabéticos por dia

Menongue - Pelo menos seis a dez pacientes de ambos os sexos com diabetes são atendidos diariamente no Hospital Geral do Cuando Cubango,

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Enfermeiros cuidando dos pacientes internados (Arquivo)

Foto: Armandio Morais

Os dados foram avançados terça-feira, em Menongue, pela directora clínica da unidade hospitalar, Benedita Frederico, que falava em alusão o dia mundial de combate a diabete , tendo  explicado que o quadro pode ser revertido caso as orientações médicas sejam acatadas.

 Como causas,  apontou o aumento de peso, maus hábitos alimentares e falta de exercícios físicos,  situação que na sua óptica  pode ser invertida através do cumprimento das regras de prevenção.

Como consequências,  destacou a retinopatia diabética , relacionada aos  problemas visuais, nefropatia diabética que  causa o anormal funcionamento dos rins, aliados aos  problemas neurológicos, neuropatias, entre outros factores.

Para a médica, o diabético pode “comer tudo”, desde  que tenha   atenção a restrição de certos alimentos, com gorduras, o consumo de bebidas alcoólicas de forma excessiva.

Por outro lado, aconselhou a população a  criar  hábitos de consultas de rotinas, com vista a prevenir  certas  doenças, principalmente o nível de açúcar no sangue .

A responsável falava  no âmbito das comemorações  do dia  14 de Novembro, consagrado ao dia Mundial de Luta Contra a Diabetes, efeméride criada em 1991, pela Internacional Federation (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde, com a finalidade de dar resposta ao aumento de casos de doença no mundo, bem como difundir os métodos da sua prevenção.

Leia também
  • 14/11/2017 21:41:57

    Benguela: Greve nos centros de hemodiálise com "provável" fim à vista quarta-feira

    Benguela- A paralisação dos Centros de Hemodiálise de Benguela e do Lobito que decorre desde segunda-feira, pode chegar ao fim nesta quarta-feira, depois de uma reunião de negociação entre as partes envolvidas a ser realizada.

  • 14/11/2017 12:55:02

    Médico aplaude apoio aos diabéticos na aquisição de medicamentos

    Luanda - A isenção no pagamento de direitos aduaneiros dos medicamentos para os diabéticos, a entrar em vigor em 2018, representa uma mais valia para os doentes em situação econômica desfavorecida.

  • 14/11/2017 11:44:41

    Sector de saúde do Bungo recebe mais médicos

    Bungo - O sector de saúde do município do Bungo, 78 quilômetros a norte da cidade do Uíge, conta com três novos médicos angolanos de medicina geral, visando melhorar a assistência médica à população da circunscrição, anunciou hoje, terça-feira, a directora geral do hospital do Bungo, Berta Sebastião.