Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Outubro de 2017 | 10h17 - Actualizado em 13 Outubro de 2017 | 10h16

Zaire: Habitantes do Tomboco clamam por bloco operatório

Tomboco - Habitantes da vila do Tomboco, 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, solicitaram quinta-feira, nesta localidade, a abertura de um bloco operatório no hospital municipal para melhorar assistência médica e medicamentosa prestada à população.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o soba Nlandu Víctor, a abertura de um bloco operatório na circunscrição evitaria a evacuação de pacientes para outras unidades sanitárias da província do Zaire (Mbanza Kongo e Soyo) onde existem esses serviços.

Na sua opinião, o combate às assimetrias regionais, uma intenção bastante apregoada nos últimos tempos, passa necessariamente também pelo aumento e melhoria da oferta dos serviços sociais básicos à população.

Pede ainda que seja ampliado e equipado o hospital municipal do Tomboco, para que tenha capacidade necessária para o atendimento da população local, incluindo a criação de mais áreas de especialidade.

“Este hospital já não tem capacidade para atender o número de habitantes do município do Tomboco”, rematou.

Falou também da fraca capacidade de fornecimento de energia eléctrica à vila e aos bairros periféricos, lamentando o débil sistema de distribuição de água potável.

O professor Tekadiomona Alberto, por sua vez, mostrou-se inconformado com o estado de saneamento básico da sede municipal do Tomboco, considerando ser necessário a vila ter um plano de gestão e recolha de resíduos sólidos.

Estas e outras inquietações foram apresentadas quarta-feira, pelos membros do conselho local de auscultação e concertação social, num encontro orientado pelo administrador municipal adjunto, Manzambi João Paulo.

O município tem uma rede sanitária composta por 17 unidades sanitárias, das quais 14 postos médicos e três centros hospitalares. O hospital municipal tem capacidade de 60 camas, cujo corpo clínico é constituído por sete médicos e 57 enfermeiros.

Com uma população estimada em 46 mil e 25 habitantes, o município do Tomboco possui três comunas: Kinsimba, Kinzau e Sede.

Leia também
  • 12/10/2017 12:35:12

    Bengo tem ruptura de medicamentos

    Caxito - A província do Bengo regista ruptura do stock de medicamentos para atender a demanda, informou hoje, quinta-feira, o director do Gabinete Provincial da Saúde do Bengo, João das Necessidades, em declarações à Angop à margem da cerimônia de empossamento do novo elenco governativo.

  • 10/10/2017 05:03:41

    Bié: Saúde contará com mais técnicos de enfermagem na província

    Cunhinga - O governador provincial do Bié, Álvaro Manuel de Boavida Neto, afirmou na comuna de Belo Horizonte, que o sector da saúde na província vai registar melhorias nos próximos tempos, com o aumento de profissionais de saúde nas unidades sanitárias da província.

  • 10/10/2017 01:03:18

    Zaire: Aumenta procura pelo tratamento cirúrgico de cataratas no centro da IEBA

    Mbanza Kongo - Cerca de cem pacientes com problemas de cataratas, oriundos de diversas regiões do país, começaram segunda-feira, a ser operados no centro oftalmológico da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), em Mbanza Kongo, província do Zaire.