Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

19 Julho de 2019 | 18h09 - Actualizado em 19 Julho de 2019 | 18h08

Mais de 100 crianças nascem livres do VIH/Sida no Cunene

Ondjiva - Cento e 80 crianças de mães seropositivas nasceram livres do VIH/Sida, na Maternidade do Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Hospital Geral de Ondjiva

Foto: José Cachiva

Em relação ao mesmo período de 2018, houve um aumento de 22 crianças livres do HIV/SIDA.

No mesmo período, a maternidade realizou 277 partos por cesariana, mais 10 em relação ao ano transato.

Com 965 mil e 288 habitantes, na sua maioria agro-pastores, a província do Cunene apresenta a maior taxa de prevalência do VIH/Sida no país fixada em 6.1 por cento.

De acordo com Georgina Germana, chefe interina da área noenatal do Hospital Geral de Ondjiva, que falava à Angop, o aumento de crianças nascidas livres do HIV/SIDA é fruto das acções de sensibilização dirigida a mulheres gestantes sobre a importância do corte de transmissão vertical durante a gravidez, parto e no período pós-parto.

Georgina Germana referiu que foram assistidos mil e 362 partos, dos quais 63 resultaram em nados mortos, contra 1.905 partos assistidos em 2018. Registou-se ainda 11 mortes maternas, devido a hemorragia e toxémias, infecção puerpural, rotura uterina e abortos.

A maternidade do Hospital Geral de Ondjiva, a maior da província, conta com 50 camas para o internamento. Os serviços são assegurados por três médicos e 32 enfermeiras.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 14/07/2019 16:56:26

    Casos de malnutrição aumentam em Ondjiva

    Ondjiva - Sessenta e seis crianças com malnutrição severa deram entrada nos últimos sete dias, no Hospital Geral de Ondjiva, província do Cunene, mais 10 em relação ao igual período anterior, fez saber hoje, domingo, o director clínico da instituição, Tchimali Florim.

  • 12/07/2019 16:30:53

    Registado aumento de mortes por negligência no Cunene

    Ondjiva - Quarenta e três pessoas morreram, nos últimos de 30 dias, devido a negligência familiar, revelou hoje, sexta-feira, o director-geral do Hospital de Ondjiva, Fernando Somongula.

  • 11/07/2019 17:21:29

    Campanha "Nascer Livre para Brilhar" já tem plano operacional

    Ondjiva - O plano operacional da campanha "Nascer Livre para Brilhar", que visa eliminar a transmissão do VIH/Sida da mãe para o filho, foi apresentado nesta quinta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, pela coordenadora local, Amélia Tyova.