Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

18 Julho de 2019 | 14h41 - Actualizado em 18 Julho de 2019 | 17h38

Técnicos de saúde reforçam conhecimentos sobre arboviroses

Uíge - Mais de 100 técnicos de saúde do Uíge participam, de 18 a 19 deste mês, num seminário para o reforço do diagnóstico laboratorial da dengue, zika, chikungunya e febre-amarela, doenças transmitidas por insectos, informou nesta quinta-feira a chefe do Laboratório Nacional de Saúde Pública, Paula Paixão.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A formação, que teve ínicio hoje, é organizada pelo Ministério da Saúde (MINSA). Numa primeira fase, abrange as províncias do Uíge, Bengo, Malanje e Namibe e, posteriormente, será extendida à outras localidades.

Orientado por dois formadores seniores do MINSA, o seminário visa, igualmente, o reforço de conhecimentos sobre as principais características do zika vírus, síndrome de infecções congénitas, manifestações clínicas desta arbovirose em Angola, suas evidências de transmissão, entre outros aspectos correlacionados.

O procedimentos para preparar, embalar e transportar as amostras de casos suspeitos de arboviroses (zika, chikungunya, dengue e febre-amarela), local do surto, tipo de laboratórios para diagnóstico, entre outros temas, constam também da agenda.

Na abertura do seminário, o governador da província, Pinda Simão, valorizou esta iniciativa do MINSA, em prol do reforço da capacidade técnica das autoridades sanitárias locais, para prevenção de doenças como o vírus zika, chikungunya, dengue e febre-amarela.

Por serem doenças transmitidas pela picada de insectos, o governante exorta para busca de melhores soluções e métodos de combate às arboviroses e de outras endemias, bem como a melhoria de condições nas comunidades, no que tange ao saneamento básico.

Leia também
  • 17/07/2019 16:14:46

    MINSA promove campanha cirúrgica contra fístula obstétrica

    Uíge - O Ministério da Saúde (MINSA) promove desde terça-feira, no município da Damba, província do Uíge, uma campanha cirúrgica contra a fístula obstétrica.

  • 16/07/2019 16:47:53

    Adiado início do funcionamento do centro de hemodiálise

    Lubango - A abertura ao público dos serviços do Centro de Hemodiálise da província da Huíla, inicialmente prevista para segunda-feira última (15), foi adiada e condicionada à conclusão de um último teste de certificação da qualidade da água do sistema, que poderá durar uma semana.

  • 09/07/2019 13:13:21

    Campanha médica notifica 204 casos de malária

    Uíge - Duzentos e quatro casos de malária foram notificados em 630 pessoas testadas, durante os sete dias da campanha de assistência médica integral da Direcção Municipal de Saúde, realizada em alusão as festas dos 102 anos da elevação do Uíge a cidade, encerrada domingo.