Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Agosto de 2019 | 12h59 - Actualizado em 16 Agosto de 2019 | 12h58

BPC promove campanha de doação de sangue

Luanda - O Banco e Poupança e Crédito (BPC) perspectiva a colecta de 100 bolsas de sangue a nível nacional, durante a campanha de doação a ter lugar de 16 a 19 deste mês, em todo país.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A campanha denominada “Doe Sangue, Doe Vida”, no âmbito da política de responsabilidade social do BPC, destina-se a ajudar o Instituto Nacional de Sangue com o intuito de garantir o seu stok para atender às unidades sanitárias nacionais.

O banco nacional de sangue necessita de 300 mil dadores voluntários, para colmatar o défice nesta área e melhorar a assistência às unidades sanitárias.

Actualmente, o país, com mais de 26 milhões de habitantes, conta com apenas 10 mil dadores.

Desse número, 90 por cento são familiares de pacientes com necessidades de transfusão sanguínea, de acordo com dados oficiais do Governo.

As autoridades referem que o Instituto Nacional de Sangue necessita, anualmente, de pelo menos 300 mil unidades de 450 ml de sangue, para responder à demanda dos hospitais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, para a segurança funcional das unidades hospitalares, um por cento da população deve doar sangue.

A OMS recomenda aos governos e aos serviços de hemoterapia a trabalharem juntos para a alocação de recursos adequados, com vista a implementar-se um sistema e infra-estruturas para aumentar a colheita de sangue a dadores voluntários, prestar serviços e cuidados especiais de qualidade, bem como promover e implementar o uso clínico.

O director adjunto de marketing e imagem do BPC, Hitalo Cinco, informou que a campanha vai envolver os funcionários e colaboradores de todas dependências no país.

Por seu turno esclareceu o Banco possui 50 mil dadores a nível de Luanda, no computo geral aproximadamente 100 ou 200 dadores, para essa campanha ou aumentar a cifra de  bolsas de sangue, em cinco regiões do país.  

Já a médica especialista em hemoterapia do Instituto Nacional de Sangue (INS), Ana Maria Bandeira Francisco, apontou a época chuvosa como a mais crítica em termos de necessidades de sangue nas unidades sanitárias angolanas.

Afirmou que a população deve sentir-se um dador  de sangue permanente, tendo em conta as necessidades reais d sector.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 15/08/2019 22:17:16

    Governo comprometido com saúde das crianças - ministra de Estado

    Luanda - O comprometimento do Governo angolano na melhoria das condições de vida das famílias e o desenvolvimento do país, com prioridade às crianças, foi destacado, nesta quinta-feira, em Luanda, pela ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira.

  • 15/08/2019 21:43:23

    Autoridades angolanas desconhecem existência de vírus mortal

    Luanda - A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, afirmou, nesta quinta-feira, que as autoridades nacionais desconhecem a existência de qualquer caso de morte de cidadãos angolanos, supostamente contaminados por um vírus de alta letalidade.

  • 02/08/2019 18:53:29

    Médico angolano no Instituto de Medicina Tropical

    Luanda - O médico angolano Filomeno Fortes, especialista em malária e doenças tropicais, foi eleito por unanimidade director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa.