Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

25 Janeiro de 2020 | 00h02 - Actualizado em 24 Janeiro de 2020 | 10h49

Governador solicita apoio para a construção de um hospital de referência

Saurimo - O governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, solicitou hoje, sexta-feira, apoios à ENDIAMA no sentido de auxiliar a região na construção de um hospital de referência, para tratamento de doentes com insuficiência renal (hemodiálise), oncologia e várias especialidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A solicitação foi feita quando intervinha na visita a província do PCA da Endiama, Ganga Júnior, tendo realçado que a falta desta infra-estrutura tem dificultado uma centena de pacientes que padecem destas enfermidades, que procuram tais serviços nas outras províncias do país, com destaque a Luanda, Huila e Benguela.

O governante disse que tal apoio permitirá ainda criar uma autonomia no tratamento de casos de insuficiência renal em crianças e mais velhos, provenientes do interior e não só.

Por seu turno, o director do Gabinete provincial da Saúde, António Viegas, sem avançar o número de pacientes padecendo com a patologia, disse que a hemodiálise está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crónica graves, afectando os rins para ser tratado antecipadamente antes de alastrar-se nos demais órgãos.

Por este facto, reforçou o apoio solicitado a ENDIAMA para a sua concretização e vir ajudar não só a população da Lunda Sul, como do Leste do país.

Definiu a hemodiálise como um procedimento através do qual uma máquina limpa e filtra o sangue, ou seja, faz parte do trabalho que o rim doente não pode fazer.

O procedimento libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.

Angop/JW

Leia também
  • 24/01/2020 13:34:52

    Autoridades reforçam sensibilização contra tuberculose

    Saurimo - Trinta e oito pacientes com tuberculose abandonaram o tratamento da doença em 2019, na província da Lunda Sul, mais 10 em relação a igual período anterior, facto que levou as autoridades sanitárias a reforçarem, este ano, acções de formação dos técnicos e reforço das palestras, com vista a elucidar as pessoas sobre os perigos da doença.

  • 24/01/2020 12:39:59

    País mantém baixa prevalência de lepra

    Luanda - Apesar de o país ter registado 1.018 doentes com lepra em fase de tratamento durante o ano de 2019, a taxa de prevalência mantém-se baixa nos últimos 14 anos, menos de um caso por 10 mil habitantes (meta estipulada pelas Nações Unidas).

  • 23/01/2020 20:49:39

    Hospital de Cacuso precisa especialistas

    Cacuso - O Hospital Municipal de Cacuso, província de Malanje, carece de quatro técnicos para manusearem os equipamentos de Raio X e do bloco operatório, que se encontram inoperantes há algum tempo, informou hoje, quinta-feira, a directora da instituição, Cecília Domingos.