Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

21 Janeiro de 2020 | 08h05 - Actualizado em 21 Janeiro de 2020 | 08h00

Trabalhadores do Hospital de Camanongue ganham meio de transporte

Luena - Os trabalhadores do Hospital Municipal de Camanongue, na província do Moxico, contam desde segunda-feira com dois autocarros para apoio na sua deslocação.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governador provincial entrega autocarros ao Hospital Municipal do Camanongue

Foto: kinda kyungu

De 35 lugares cada, a oferta é uma promessa feita pelo Presidente da Republica, João Lourenço aquando da inauguração do referido centro hospitalar, em Setembro do ano passado.

No acto de entrega, o governador provincial local, Gonçalves Muandumba, disse que a oferta se enquadra nos esforços de melhorar as condições de trabalho e facilitar a locomoção dos funcionários de sua casa para o local de serviço.

“Os meios são para levar e trazer os funcionários que vivem distante”, ressaltou o governador provincial.

Recomendou que o seu uso deverá exigir muita organização, disciplina e rigor, com horário e ponto de partida bem estabelecidos para que os funcionários tenham acesso e contribua para melhorar a assistência médica à população.

Gonçalves Muandumba pediu igualmente a direcção da unidade hospitalar que cuide bem dos meios rolantes colocados à sua disposição para que possam servir instituição e durar muito tempo.  

A administradora municipal do Camanongue, Ana Filomena Chipoia, louvou o gesto por contribuir na prestação de melhores serviços sanitários à população da circunscrição.

Ao agradecer o gesto, o director do hospital, Leonel Sacavumbi, considerou a iniciativa importante na medida em que vai minimizar as dificuldades de transporte que os funcionários da instituição enfrentam no seu quotidiano.

Com capacidade para internar 75 pacientes, o Hospital Municipal de Camanongue possui áreas de medicina, pediatria, obstetrícia, serviços de laboratório, imagem, raio X, ecografia, sala de partos, bloco operatório e uma morgue.

A unidade sanitária, que também conta com uma sala para os serviços de tele-medicina, atende também doentes dos municípios do Léua, Cameia e Dala, este último da província da Lunda Sul.

O funcionamento da instituição do município situado a 52 quilómetros, a norte da cidade do Luena, é assegurado por três médicos especializados em clínica geral, 33 enfermeiros, sendo 18 efectivos e 15 eventuais. 

Assuntos Província » Moxico   Saúde  

Leia também
  • 20/01/2020 20:13:57

    Minsa prorroga prazo de reclamações do concurso público

    Luanda - O Ministério da Saúde (Minsa) prorrogou hoje, segunda-feira, o prazo de reclamações do concurso público de 21 de Janeiro deste ano para 12 de Fevereiro do corrente.

  • 20/01/2020 09:26:04

    Lunda Sul necessita de 150 médicos

    Saurimo - A província da Lunda Sul necessita de 150 médicos de diversas especialidades, para corresponder à demanda nas unidades sanitárias da região.

  • 17/01/2020 20:50:26

    Cinco milhões de crianças tomam vacina contra poliomielite

    Luanda - Cinco milhões de crianças foram vacinadas no país em 2019 contra a poliomielite, durante campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde, informou, nesta sexta-feira, em Luanda, a titular da pasta do sector, Sílvia Lutucuta.