Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

19 Fevereiro de 2020 | 14h20 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2020 | 14h20

Parteiras tradicionais aprimoram conhecimentos

Moçâmedes - Vinte e cinco parteiras tradicionais do município de Moçâmedes, província do Namibe, participam desde hoje numa acção formativa, com o objectivo de elevar o nível de conhecimentos e melhorar a prestação de serviço.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A acção formativa tem como  objectivo dotar as parteiras de conhecimentos para melhor prestar assistência e dar consulta a mulher durante a gravidez, prestar assistência ao parto normal em casa e saber contolar as situações em casos de risco.

A  assitência ao recém nascido, saber detectar as doenças sexualmente transmissiveis e o acompanhamento as consultas de puericultura consta nos objectivos desta formação.

Na abertura da acção formativa, o administrador municipal adjunto de Moçâmedes para area política, social e das comunidades, Domingos Correia, salientou que um dos objectivos fundamentais do Executivo angolano visa a redução da taxa de mortalidade infantil, criando condições sanitárias junto das comunidades, por forma a melhor os serviços de assitência médica e medicamentosa.

Neste processo, segundo o administrador, as parteiras tradicionais têm desempenhado um papel importante na realização de partos,  pois é preciso que cada uma tenha ferramentas e conhecimentos necessários para desenvolver esta actividade para se evitar riscos de mortes pré-partos.

“ As parteiras tradicionais devem munirem-se de conhecimentos para que não encontrem dificuldades e se necessário enviar as parturientas as unidades sanitárias”, acrescentou.

A referida acção formativa, que decorre sob o lema “ A Parteira Tradicional e a Comunidade”, conta com o apoio da  FNUAP, uma Organização das Nações Unidas, que procedeu a entrega de  25 kits de material para a realização de um parto.

O  kit é composto por luvas, resguardo, laminas, bisturins, fraldas, fios para corte do cordão umbilical, lanternas, capas de chuva, mosquiteiros , entre outros meios.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 17/02/2020 17:05:21

    Saúde prevê redução de gasto com material gastável

    Moçâmedes - O sector da saúde no Namibe prevê a redução de custos com material gastável em função da construção de uma unidade fabril no município de Moçamedes, afirmou, nesta segunda-feira, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Miguel Ferreira.

  • 14/02/2020 22:15:10

    Fábrica de materiais gastáveis realiza primeiros testes

    Moçâmedes - A fábrica de materiais gastáveis para o sector saúde, pertença do grupo CANEF, que começou a ser instalada em Julho de 2019 na província do Namibe, vai realizar os primeiros testes a partir de Agosto deste ano.

  • 13/02/2020 12:36:18

    Bairro Mundo Novo ganha centro de saúde com 20 camas

    Tômbwa - Um centro de saúde com 20 camas está a ser construido no bairro Mundo Novo, município do Tômbwa (Namibe), para beneficiar os cerca de 200 habitantes desta circunscrição.