Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

17 Março de 2020 | 16h39 - Actualizado em 17 Março de 2020 | 16h59

Mais de 30 bebés nascem livres do VIH/Sida no Cazenga

Luanda - Trinta e cinco bebés de mães seropositivas acompanhadas pelo Hospital Geral dos Cajueiros, município do Cazenga, nasceram livres do VIH/Sida no período de Maio de 2019 até a primeira quinzena de Março de 2020.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Símbolo da Luta contra o VIH-SIDA

Foto: Divulgação

A responsável do programa de combate ao HIV/Sida nos Cajuiros, Conceição Teixeira, disse que 250 mulheres são acompanhadas nos Cajueiros  no  âmbito do programa " Nascer livre para brilhar" , desde 2019, uma iniciativa da primeira dama de  Angola, Ana Dias Lourenço.

De acordo com a responsável, espera-se pelos resultados definitivo de 96 crianças nascidas no mesmo período e de 25 bebes por localizar, cujas mães abandonaram o tratamento.

A responsável disse que muitas mulheres abandonam o tratamento durante a gestação e outras já tiveram os seus filhos, mas fora do controlo das autoridades sanitárias,  uma das grandes inquietações para o bom andamento do projecto.

" Existem muitas  mulheres que começam o tratamento, mas quando chega o trabalho de parto desistem e vão para outras unidades hospitalares, criando constrangimento no controlo das mães e dos filhos", disse.

Outras, prosseguiu, aparecem apenas depois de terem os filhos  sem efectuarem o corte de transmissão vertical.

Para a responsável, todas as mulheres devem colaborar, porque o objectivo das autoridades hospitalares é fazer com que nenhuma criança nasça com VIH/Sida.

O programa  " Nascer livre para brilhar " foi criado em 2019 e visa eliminar a transmissão do VIH/Sida de mãe para filho e reduzir para metade, até 2022, a taxa de transmissão da doença da progenitora  para o bebé em todo o país.

 

Leia também
  • 15/03/2020 12:13:25

    COVID - 19: Últimos testes em Angola dão negativo

    Luanda - Os exames dos cinco cidadãos suspeitos de contrair o novo Coronavíros (Covid - 19) deram negativos, mantendo Angola imune de qualquer caso, desde o início do surto na China, em Dezembro de 2019, informou hoje o secretário de Estado da Saúde Pública, Franco Mufinda.

  • 10/03/2020 19:57:32

    Inaugurado bloco operatório do Hospital do Zango

    Luanda - O hospital municipal do Zango conta desde hoje, Terça-feira, com um bloco operatório, que vai reduzir as transferências e melhorar a qualidade de assistência na instituição.

  • 06/03/2020 19:06:51

    Ong The Good Start doa kits ao David Bernardino

    Luanda - A organização não governamental sueca The Good Start oferece, no próximo domingo, aos pacientes da pediatria David Bernardino, no município da Maianga, 400 kits de bens diversos, no âmbito do 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.