Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

01 Abril de 2020 | 13h50 - Actualizado em 01 Abril de 2020 | 13h49

COVID-19: Saúde capacita técnicos na Lunda Sul

Saurimo - Cinquenta técnicos de saúde, entre médicos, enfermeiros das unidades sanitárias privadas, públicas e enfermaria militar da Lunda Sul, foram capacitados hoje, quarta-feira, em Saurimo, sobre as normas de atendimento de pacientes padecendo de coronavírus (covid-19).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

 

A acção formativa é uma iniciativa do Gabinete Provincial da Saúde, com a duração de um dia.

Em abordagem estão temas relacionados com o manuseamento dos equipamentos, assistência a pacientes com covid-19, preparação, medidas de biossegurança interna e como abordar um paciente com sintomas da pandemia.

Segundo o prelector, Ricardo Jorge, o objectivo da formação é munir de conhecimentos teóricos e práticos os técnicos de saúde para poderem dar resposta a eventuais casos da pandemia nas unidades sanitárias.

O médico da clínica Sagrada Esperança explicou que durante a acção formativa os presentes absorveram conhecimentos sobre a forma de colocação de oxigénio a uma pessoa infectada, utilização da ventilação mecânica e os seus respectivos métodos.

Instado sobre auto medicação, uma prática comum no país,  que muitas pessoas fazem, Ricardo Jorge, desencorajou este procedimento, devendo as famílias acorrerem às unidades sanitárias para avaliação e prescrição médica.

Aconselhou as famílias a manterem-se em quarentena domiciliar, obedecendo as normas de prevenção impostas pelas autoridades, como lavar as mãos com água e sabão e sair apenas para questões de saúde ou para aquisição de mantimentos.

Angola continua com quatro casos positivos, um curado e  duas mortes.

Leia também
  • 31/03/2020 16:15:06

    Covid-19: Ordem recruta enfermeiros reformados na Lunda Sul

    Saurimo - A Ordem dos Enfermeiros Angolanos (OEA) na Lunda Sul iniciou hoje, terça-feira, em Saurimo, a solicitar os préstimos dos serviços de técnicos reformados, com vista a contribuírem no tratamento das pessoas em quarentena e reforçar os serviços hospitalares.

  • 31/03/2020 14:16:13

    COVID-19: Prevenção "diversifica" opções

    Luanda - Em obediência ao Decretro Presidencial sobre o Estado de Emergência, cidadãos das 18 províncias do país estão a adoptar diferentes formas de prevenção, embora alguns insistem em desacatar a ordem, sob pena de sentirem a "mão pesada" das forças da ordem.

  • 31/03/2020 07:55:39

    Covid-19: Saúde avalia segurança no aeroporto de Catoca

    Saurimo - O director do Gabinete Provincial da Saúde, Viegas António, avaliou, na segunda-feira, as medidas de prevenção e segurança contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no aeroporto da Sociedade Mineira de Catoca.