Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

07 Abril de 2020 | 16h08 - Actualizado em 07 Abril de 2020 | 23h31

COVID-19: Hoteis servem de centro de quarentena em Saurimo

Saurimo - Duas unidades hoteleiras (IU Hotel e Princesinha) da cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, vão servir de centros de quarentena institucional, no âmbito do combate e prevenção à Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cidade de Saurimo, Lunda Sul

Foto: Pedro Parente

O IU Hotel vai disponibilizar 50 quartos, enquanto a Princesinha 17, perfazendo um total de 68 camas, para dar resposta a uma possível demanda de quarentena institucional, para atender a pandemia.

A informação foi avançada hoje, à Angop, pelo coordenador adjunto da comissão provincial de combate e prevenção à pandemia Covid-19 na Lunda Sul, Viegas Almeida, no final da visita do governador provincial, Daniel Neto, às duas unidades hoteleiras.

Explicou que o IU Hotel está reservado para o corpo clínico e o Princesinha para os casos suspeitos, na medida e se a situação se agravar, o governo irá contactar outras instituições.

Acrescentou que a nova maternidade, que se encontra em fase final de apetrechamento, com a capacidade de 150 camas para internamento e o Hospital Geral da Lunda Sul (HGLS) com o mesmo número de camas, estão a ser preparadas como centros de tratamento dos casos positivos, além da unidade do Mulombe, que já está equipado com 27 leitos.

O coordenador adjunto da comissão fez saber que a Lunda Sul recebeu equipamento para a realização local de testes da Covid-19, aguardando, apenas, a chegada da equipa técnica do Ministério da Saúde, que virá capacitar os técnicos em matéria de colecta de amostras e implementação dos resultados.

Informou que o aparelho irá funcionar no HGLS e serão formados 20 técnicos de diagnóstico e terapêuticos das unidades sanitárias de referência de Saurimo.

Quanto à quarentena domiciliar, fez saber que apenas um cidadão de RDC se encontra confinado, mas não apresenta sintomas da doença.

Viegas Almeida lamentou o surgimento de alguns mercados clandestinos na cidade de Saurimo, após o encerramento dos oficiais, uma vez que periga a saúde pública, tendo apelado à mudança de comportamento, já que a doença é letal.

Angola soma já 16 casos infectados, dos quais dois morreram, dois recuperaram e os demais seguem em tratamento. 

Leia também
  • 07/04/2020 20:18:29

    Covid-19: Administrador pede maior controlo das fronteiras

    Cabinda - A administradora municipal de Belize, Susana Abreu, pediu aos efectivos da Polícia de Guarda Fronteiras no sentido de redobrarem a vigilância e o controlo da fronteira terrestre de Miconje com as regiões de Niari (Congo Brazaville) e Alto Sunde (RDC).

  • 07/04/2020 20:04:41

    Covid-19: Benguela sem pessoas em quarentena

    Benguela - A província de Benguela está desde segunda-feira sem pessoas em quarentena institucional ou domiciliar, suspeitos de contraírem a Covid-19, com a liberação dos últimos cidadãos de um grupo de 109 que se encontravam em observação pelas autoridades sanitárias, soube hoje, terça-feira, a Angop.

  • 07/04/2020 18:48:50

    COVID-19 - Comunidades estrangeiras solidárias com o Estado

    Luanda - Empresários e comunidades estrangeiras no país estão a juntar-se aos esforços do Estado angolano para o combate do novo coronavírus (Covid-19), uma pandemia que assola o mundo.

  • 07/04/2020 18:46:42

    COVID-19: Suspensos casamentos em Angola

    Luanda - A suspensão de casamentos nas conservatórias do país visa prevenir a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19), esclareceu, segunda-feira, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz.