Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

06 Abril de 2020 | 18h58 - Actualizado em 06 Abril de 2020 | 18h58

Covid-19: Mau estado das vias dificulta distribuição de água potável

Dala: O mau estado das vias de acesso às comunas e aldeias do município do Dala, província da Lunda Sul, está a dificultar administração local na distribuição gratuita de água potável às populações que vivem em zonas sem cobertura da rede pública, no âmbito do plano de contingência e prevenção ao Coronavírus (Covid-19).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Dístico do COVID-19, novo Coronavírus

Foto: Divulgação

Trata-se das comunas de Cazage, constituída por 13 aldeias e uma população estimada em cinco mil e 563 habitantes, Luma-Cassai, com cinco localidades e quatro mil 640 habitantes, situadas a 73 e 60 quilómetros respectivamente da sede municipal.

Em declarações à Angop, o administrador do Dala, Zeca Moutinho, disse que as vias para estas comunas estão inacessíveis, devido a precariedade das vias de acesso, o que também impede o tráfego de veículos.

Por este facto, anunciou que a administração do Dala, nos próximos dias, vai arranjar mecanismos para fazer chegar os meios aos cidadãos, bem como facilitar a circulação de pessoas e bens.

Sublinhou ainda que, para além de distribuir água potável, a administração local vai entregar cesta básica composta por arroz, óleo, sábado, sal, farinha de milho, massa alimentar e lixívia.

Saúde

Trezentos e cinquenta profissionais de saúde foram recrutados voluntariamente pela Ordem dos Enfermeiros Angolanos (ORDENFA) na Lunda Sul, entre reformados e técnicos desempregados, com vista a contribuírem no tratamento das pessoas em quarentena e reforçar os serviços hospitalares na província, face a pandemia do Covid-19.

Em declarações à Angop, o presidente da ordem dos enfermeiros local, Hermenegildo Txonzo, disse que está medida visa reforçar com os técnicos de saúde, para corresponder a demanda nas unidades sanitárias, caso for necessário.

A Ordem dos Enfermeiros de Angola (ORDENFA) na Lunda Sul conta com 725 profissionais registados.

Medidas de prevenção

Vários jovens de diferentes associações juvenis sedeadas no município de Saurimo realizaram hoje, segunda-feira, uma intensa campanha de sensibilização da população sobre os métodos de prevenção da pandemia do coronavírus (Covid-19).

As campanhas incidem-se ainda nos mercados, nos semáforos, ATM e bairros periféricos de Saurimo.

Na ocasião, o coordenador da Juventude Informada, Responsável e Organizada (JIRO) na Lunda Sul, Tito Augusto, disse que, a par de Saurimo, a campanha deverá ser estendida aos outros três municípios, nomeadamente Cacolo, Dala e Muconda.

Além dos mercados paralelos, apontou, pretende-se levar porta-a-porta a informação sobre a pandemia, com o fim de reduzir os riscos de contágio.

A campanha promovida pelo JIRO, em parceria com outras associações juvenis da Lunda Sul, tem um total de 50 activistas.

Angola cumpre o Estado de Emergência, decretado pelo Presidente da República, João Lourenço, desde o dia 27 de Março último, devido ao novo coronavírus (covid-19) que assola o mundo e o país, que até hoje contabiliza 14 casos positivos, duas mortes  e duas recuperações.

Leia também
  • 06/04/2020 18:40:28

    Covid-19: Comunidade estrangeira na Lunda Sul doa bens diversos

    Saurimo - Cinco toneladas de bens diversos foram entregues hoje, segunda-feira, em Saurimo, ao Governo da Lunda Sul pelas comunidades Mauritaniana e Vietnamita, residentes na circunscrição, com vista a ajudar as famílias mais carenciadas, no âmbito das medidas de prevenção e contenção do Coronavírus (Covid-19).

  • 06/04/2020 18:27:27

    Covid-19: Ganda e Chongoroi contam com postos de rastreio

    Benguela - Os municípios da Ganda e do Chongoroi, na província de Benguela, contam com postos de rastreio do novo coronavírus (covid-19) nas suas fronteiras interprovinciais com o Huambo e a Huíla.

  • 06/04/2020 18:17:04

    Covid-19: Tribunal condena comerciantes por exercício ilegal e especulação

    Cuito - O Tribunal da Comarca do Cuito condenou a um ano de prisão, hoje (segunda-feira), um comerciante do Sudão do Sul, identificado por Mohamad Omar Abass, de 39 anos de idade, por exercício ilegal da actividade.