Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Maio de 2020 | 12h26 - Actualizado em 19 Maio de 2020 | 14h44

Tuberculose mata 20 pessoas este ano em Malanje

Malanje - Vinte pessoas morreram de tuberculose este ano em Malanje, um aumento de sete casos em relação ao igual período de 2019, informou quarta-feira, o supervisor do programa de luta contra a doença, Luís Quissunge.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com o responsável, que fazia o balanço das actividades desenvolvidas este ano, para além destas mortes registadas na primeiro trimestre do ano, 286 pacientes encontram-se em tratamento, dos quais 230 com diagnóstico positivo.

Luís Quissunge disse que 35 pacientes abandonaram a medicação regularmente, situação que está a preocupar as autoridades sanitárias da província devido a probabilidade de se agravar a doença.

Por outro lado, o responsável disse que sendo a tuberculose uma das patologias que mais mata na província, o programa de luta contra a doença tudo tem feito para atender os casos, embora careça de técnicos e viaturas para o acompanhamento e o tratamento dos pacientes nas suas residenciais.

Outra medida de combate e prevenção, realçou, é a realização regular de palestras com o objectivo de sensibilizar os doentes e familiares sobre a necessidade do cumprimento das medidas profiláticas e divulgação das consequências do abandono da medicação.

A tuberculose é uma doença bacteriana causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, geralmente transmitida de forma aérea, através de gotículas provenientes de tosse ou espirro de uma pessoa infectada.

É uma doença infecto-contagiosa que afecta principalmente os pulmões, mas que também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges, cujo tratamento tem duração de seis meses.

Assuntos Província » Malanje   Saúde  

Leia também
  • 18/05/2020 22:01:39

    Covid -19: Enfermeira angolana infectada

    Luanda - Uma enfermeira de 25 anos de idade, que trabalha num dos centros hospitalares da rede privada de Luanda, tornou-se na primeira profissional de saúde a contrair o novo coronavírus, em Angola, informaram hoje as autoridades sanitárias.

  • 18/05/2020 19:22:27

    Covid-19: Angola regista terceira morte

    Luanda - Angola registou, nas últimas 24 horas, a terceira morte por covid-19, anunciou nesta segunda-feira o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

  • 18/05/2020 11:58:30

    Malária mata 101 pessoas em três meses no Cuanza Norte

    Ndalatando - Cento e uma pessoas, dos 69.199 casos registados, morreram de malária entre Janeiro e Março deste ano, no Cuanza Norte, informou hoje, segunda-feira, o chefe de departamento provincial de saúde pública, Cruz Domingos Manuel.

  • 17/05/2020 19:18:13

    Covid-19: Angola sem casos positivos nas últimas 72 horas

    Luanda - Angola mantém os 48 casos positivos, com dois óbitos, 17 recuperados e 29 activos (clinicamente estáveis) informou hoje, domingo, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.