Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

22 Maio de 2020 | 17h51 - Actualizado em 22 Maio de 2020 | 18h09

Covid-19: Universidade disponível em apoiar realização de testes

Huambo - O reitor da Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), Cristóvão Simões, disse hoje, sexta-feira, que a sua instituição está disponível a ceder recursos humanos para ajudar o governo do Huambo em realizar os testes da covid-19, sem que as colectas tenham que ser enviadas para Luanda, para avaliação dos resultados.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Reitor da Universidade José Eduardo dos Santos, Cristovão Simões

Foto: Kinda kyungu

Cristóvão Simões, que falava à Angop, acrescentou que a instituição universitária vai disponibilizar os estudantes medicina veterinária e de outros cursos de medicina das distintas unidades orgânicas para que possam, caso seja necessário, ajudar na realização dos testes, de modo a garantir a celeridade do processo e eficácia dos resultados.

De acordo com o reitor, a universidade tem recursos  humanos que, com alguma reciclagem quanto aos manuseio adequados dos dois aparelhos de microbiologia molecular, sendo um convencional e um RTPCR, que se encontram no Instituto de Investigação Agrária (IIV) e do outro do Hospital Sanatório.

Segundo a Comissão  Multissectorial Provincial de prevenção e Combate à Pandemia os aparelhos em referência serão utilizados neste processo.

O reitor assegura a total disponibilidade da universidade para contribuir, dentro das sua responsabilidades sociais, cabendo apenas ao governo da província  trabalhar na mobilização de reagentes e demais meios necessários.

Por seu turno, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Lucas Nhamba, deu a conhecer na passada terça-feira, durante o encontro entre a Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19 e os líderes religiosos, a pretensão da realização dos testes na província, já que o Huambo já possuí equipamentos para a realização dos referidos testes.

O também porta-voz da referida comissão informou ainda, na altura, que, recentemente, três técnicos de Saúde da província estiveram na capital do país, Luanda, onde foram capacitados para o manuseamento dos referidos equipamentos.

Até ao momento a província do Huambo, situada na região centro sul do país, não registou nenhum caso positivo da covid -19.

A mesma conta, no combate a pandemia, com três centros criados para o efeito, sendo que o Hospital Central do Huambo e o Hotel IU possuem ambos 60 camas, bem como do Centro de Ecologia Tropical e Alteração Climáticas (CETAC), com 54 camas, este último, para acomodar os profissionais de saúde, na eventualidade de se registar um caso positivo.

Além destes, conta ainda com os centros de tratamento de casos positivos como o hospital do Caminho-de-Ferro de Benguela, nos arredores da cidade do Huambo, com 43 camas, e o maior unidade hospitalar do município do Ecunha, 42 quilómetros da capital do planalto central, com 42 camas.

Esta região, constituída por 11 municípios, que perfazem uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadrados, é habitada por um total de dois milhões, 511 mil e 309 cidadãos.

O Sistema de Saúde na província do Huambo conta com 249 unidades sanitárias, num universo de duas mil e 126 camas em diversas enfermarias e 14 na Unidade de Tratamentos Intensivos (UTI), onde trabalham 308 médicos, três mil e 639 enfermeiros, 467 técnicos de diagnósticos e terapeuta, assim como 825 administrativos, além de outros profissionais indispensáveis para o seu normal funcionamento.

Assuntos Província » Huambo   Saúde  

Leia também
  • 22/05/2020 19:21:42

    Covid-19: Angola sem casos positivos nas últimas 24 horas

    Luanda - Angola mantém, nas últimas 24 horas, os 60 casos positivos, com três óbitos, 18 recuperados e 39 activos informou hoje, sexta-feira, o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda.

  • 22/05/2020 16:57:20

    JMPLA reforça reservas de sangue das unidades sanitárias de Malanje

    Malanje - Trezentas bolsas de sangue foram doadas hoje (sexta-feira) por militantes da JMPLA às hemoterapias das unidades sanitárias dos municípios de Malanje, Cacuso, Calandula, Cangandala e Mucari, para reforçar os stocks e a capacidade de resposta às solicitações de hemotransfusões.

  • 22/05/2020 13:08:13

    Hospital 17 de Setembro recebe 100 bolsas de sangue

    Sumbe - O Hospital 17 de Setembro, no município do Sumbe, província do Cuanza Sul, recebeu hoje (sexta-feira) 100 bolsas de sangue, numa doação do comité provincial da JMPLA.