Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

27 Maio de 2020 | 15h42 - Actualizado em 27 Maio de 2020 | 17h48

Dezasseis crianças nascem livres do VIH-SIDA

Lubango - Dezasseis crianças, de mães seropositivas, nasceram livres do VIH-SIDA durante o primeiro trimestre deste ano, em partos assistidos em unidades hospitalares da província da Huíla, 22 a menos que no igual período de 2019, no quadro da campanha "Nascer Livre Para Brilhar".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: pediatria do Lubango

Foto: José Filipe

Segundo o chefe de departamento de saúde pública e controlo de endemias, José Hélio Chiangalala, em declarações hoje, quarta-feira, à Angop, no Lubango, a queda nos números deveu-se à redução da taxa de seroprevalência de 3,6 por cento em 2019, para 1,6 no primeiro trimstres deste ano, o que diminuiu o número de mulheres testadas positivo.

Sublinhou que, no período em causa. foram realizados 24 mil e 062 testes de gravidez, 23 mil e 844 resultaram em diagnóstico negativo e 218 positivos.

Ressaltou que prosseguem as acções de sensibilização, bem como de consultas do programa de corte de transmissão vertical durante o período de gestação, assim como no parto e pós-parto, além da distribuição de cartilhas com informações sobre medidas de prevenção à doença.

A província da Huila conta com 283 unidades hospitalares, 141 das quais têm Centro de Aconselhamento e Testagem Voluntária (Catv's), entre eles cinco hospitais provinciais e quatro municipais.

Leia também
  • 26/05/2020 19:44:03

    Médicos cubanos formam técnicos angolanos na Huíla

    Lubango - Pelos menos 130 médicos e mais de três mil enfermeiros da província da Huíla começaram hoje uma formação de especialidade ministradas por 17 médicos cubanos.

  • 26/05/2020 16:03:58

    Huíla estende bancos de sangue para sete municípios

    Lubango - A província da Huíla tem agora oito bancos de sangue, com a extensão dos serviços de hemoterapia para sete dos 14 municípios da região, informou hoje a directora da saúde, Luciana Guimarães.

  • 25/05/2020 16:19:45

    Médico cubano reafirma compromisso na formação

    Cuvango - O reforço das capacidades, competências e habilidades dos técnicos de saúde do Cuvango, na província da Huíla, é uma das prioridades do médico cubano, afirmou, nesta segunda-feira, o coordenador da Antex para a região Sul e Oeste de Angola, Fidel Fagundo.