Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

26 Maio de 2020 | 14h27 - Actualizado em 26 Maio de 2020 | 16h17

Governador do Bié quer rigor na prevenção contra covid-19

Cuito - O governador da província do Bié, Pereira Alfredo, exortou, nesta terça-feira, à população manter o rigor na prevenção do contágio do coronavírus (covid-19), fazendo uso obrigatório de máscaras e outros meios de biossegurança em locais públicos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Para o governante, que falava durante a IV reunião Ordinária do Governo local, a abertura de serviços antes estavam interditos devido o Estado de Emergência, vai exigir mais das autoridades locais e seus parceiros, no sentido de levar os cidadãos a respeitar as medidas de biossegurança.

Para tal, pediu à Comissão Provincial de Luta conta a Covid-19, às Administrações Municipais e parceiros sociais afim de  encontrarem novas formas para a sensibilização das comunidades na luta contra a pandemia, isto é, estreitando, cada vez mais, a relação com à população.

Pereira Alfredo considerou a luta contra a covid-19 complexa e merecedora de esforços de todos.

Depois de 60 dias de confinamento social, ao abrigo do Decreto Presidencial sobre o Estado de Emergência, Angola observa, a partir desta terça-feira, Situação de Calamidade Pública, com novas regras para contornar o coronavírus (Covid-19).

A decisão, de acordo com o Executivo, visa permitir o processo gradual de regresso à normalidade da vida social do país, apesar de se reconhecer a existência de um ainda "elevado risco de contágio" do novo coronavírus (Covid-19).

O decreto sobre a Situação de Calamidade Pública, em termos gerais, tem como regras de funcionamento no quadro das novas medidas, as instituições deverão cumprir, rigorosamente, a higienização regular das superfícies, disponibilização de soluções de higienização das mãos à entrada e colocação de pontos de higienização no interior.

Impõe-se também o uso de máscara facial, observância de distanciamento físico de, no mínimo, 1,5 metros entre funcionários e utentes, bem como o controlo permanente da temperatura à entrada dos edifícios, entre outras medidas.

Com um milhão, 455 mil 255 habitantes, neste momento, no quadro do programa de combate à covid-19, o Governo do Bié, já investiu 75 milhões de kwanzas na aquisição de meios de biossegurança, 252 pulverizadores e outros meios.

A província dispõe de 14 infra-estruturas entre sanitárias e outros locais criados para o efeito, com um total de 366 camas, a nível dos nove municípios da província, assim como capacitou perto de 200 activistas para a sensibilização da população, prevenção e vigilância epidemiológica.

Assuntos Província » Bié  

Leia também
  • 25/05/2020 16:56:43

    Hospital Missionário do Vouga em reabilitação

    Cunhinga - O Hospital Missionário do Vouga, no município do Cunhinga, província do Bié, está a ser reabilitado e apetrechado, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

  • 25/05/2020 16:05:59

    Hemoterapia do Andulo ganha reforço de sangue

    Andulo - Catorze mil 850 mililitros de sangue, correspondentes a 33 balões, foram doados, nesta segunda-feira, a Hemoterapia do Município do Andulo, a 130 quilómetros a Norte da cidade do Cuito, província do Bié.

  • 23/05/2020 15:44:26

    Andulo regista aumento de mortes por malária

    Cuito - As autoridades sanitárias do município do Andulo, província do Bié, registaram, de Janeiro a Abril do ano em curso, 105 mortes por malária, um aumento de 65 em relação a igual época anterior, informou hoje o director local da saúde, José Cambuta.