Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Outubro de 2014 | 21h00 - Actualizado em 15 Outubro de 2014 | 20h38

Lavagem das mãos considerada método combate ao ébola

Luanda - A lavagem das mãos, com água e sabão, é um dos métodos eficazes de combate ao vírus do ebola considerou hoje, quarta-feira, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo uma nota do Unicef, enviada à Angop, a propósito do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, que se comemora, apesar de ser um gesto simples, lavar as mãos com água e sabão protege as pessoas de muitas doenças como o ébola.

"As nossas equipas que trabalham na Serra Leoa, na Libéria e na República da Guiné incentivam a lavagem das mãos por ser parte de um conjunto de medidas necessárias para impedir a propagação do ébola. Não se trata de uma varinha mágica, mas sim de uma defesa adicional que é barata e se encontra ao alcance de todos", sublinha.

De acordo com o documento, o Unicef tem sido líder na sensibilização das pessoas sobre o perigo e os métodos de combate ao ébola nos países afectados, com objectivo de inverter os conceitos errados que as pessoas têm sobre a doença.

O Unicef, ressalta, distribuiu equipamentos de protecção como batas, luvas e lixívia, alem de milhares de barras de sabão na Serra Leoa, Libéria e na República da Guiné, para incentivar as pessoas a lavarem as mãos.

 Além do ébola, salienta, o Unicef e a Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, em 2013, mais de 340 mil menores de 5 anos morreram de doenças diarreicas devido a falta de água potável, saneamento e higiene básica.

“À medida que a resposta ao ébola sobrecarrega violentamente os serviços de saúde dos países afectados pela doença, a prática da lavagem das mãos torna-se ainda mais importante para prevenir esta e outras pandemias”, frisa.

A celebração do Dia Mundial da Lavagem das Mãos é uma das ocasiões para realçar o papel que este gesto representa na prevenção de doenças comuns, mas potencialmente fatais, como a diarreia.

Assuntos UNICEF  

Leia também
  • 22/10/2018 13:25:03

    MCS promove curso nacional sobre gestão de comunicação

    Luanda - Responsáveis dos gabinetes de Comunicação Institucional e Imprensa (GCII) participam desde hoje, segunda-feira, no primeiro curso Nacional em Liderança e Gestão de Comunicação para Mudança de Comportamento, promovido pelo Ministério da Comunicação Social (MCS), em parceria com o Unicef.

  • 02/06/2018 10:21:34

    Unicef quer reflexão sobre conquistas nas garantias dos direitos das crianças

    Lubango - O representante do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) em Angola, Abubacar Sultan, apelou,nessa sexta-feira, no município da Jamba, província da Huíla, aos adultos a reflectirem "profundamente" sobre as conquistas alcançadas na garantia dos direitos das crianças e no que ainda falta cumprir para assegurar a protecção total.

  • 14/05/2018 13:20:05

    Unicef reitera apoio sobre os fluxos de combate a violência

    Luanda - O Fundo Das Nações Unidas (Unicef) reiterou hoje, segunda-feira, em Luanda, o seu apoio para o funcionamento efectivo do fluxo de validação para apoiar crianças e adolescentes vítimas de violência.

  • 12/02/2017 15:06:00

    Angola: UNICEF expressa pesar pelas vítimas no estádio 4 de Janeiro no Uíge

    Luanda - O Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) expressou neste domingo, em mensagem de condolências chegada à Angop, o seu pesar pela tragédia ocorrida sexta-feira, 10, no estádio de futebol "4 de Janeiro", na cidade do Uíge.