Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Outubro de 2017 | 10h21 - Actualizado em 13 Outubro de 2017 | 10h20

Cuanza Norte: INSS controla mais de 40 mil segurados e pensionistas

Ndalatando - Quarenta mil 969 empregados do sector público e privado encontram-se actualmente inscritos no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) ao nível da província do Cuanza Norte, à luz dos pressupostos legais de protecção social obrigatória dos trabalhadores.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Responsável dos Serviços Provincial do INSS, Alcina Manuel

Foto: Lucas Leitão

A informação foi prestada à Angop hoje, sexta-feira, pela responsável dos serviços provincial do INSS, Alcina Manuel, referindo constar entre os trabalhadores cadastrados pelo sector, 37.819 segurados (trabalhadores no activo) e três mil 150 pensionistas (reformados) afectos a 1.498 instituições públicas e privadas existentes na província.

Alcina Manuel destacou a relevância da obrigatoriedade da inscrição dos trabalhadores no INSS, face os inúmeros benefícios que a medida apresenta, desde a protecção na velhice, na maternidade, em situação de invalidez, apoio à família quando registada a morte do trabalhador, entre outros.

No que refere o balanço das actividades desenvolvidas no primeiro semestre do ano em curso, a responsável indicou a recepção de 119  processos de reforma, inscrição de 84 novos trabalhadores na Segurança Social, registo de falecimento de 29 contribuintes, atribuição de subsídios de aleitamento a 20 mães trabalhadoras, apoio de quatro famílias com subsídios de funeral e atribuição de subsídios de sobrevivência a 41 famílias de  trabalhadores falecidos.

Aludiu que a instituição conta com representação em apenas dois dos 10 municípios da província: Cazengo (sede provincial) e Cambambe, mas assegurou a existência um programa central que prevê o alargamento da actividade do sector a mais regiões da província.

No âmbito da elevação da consciência jurídica dos cidadãos em relação a importância e benefícios da inscrição obrigatória na segurança social, Alcina Manuel disse que a instituição conta com um programa radiofónico emitido na emissora provincial de rádio, complementado com acções pedagógicas de palestras dirigidas a empregadores e trabalhadores.

Leia também
  • 21/03/2018 14:35:43

    Unicef destaca programa de registo logo a nascença

    Uíge - O representante do Unicef em Angola, Abubakar Sultan, considerou hoje, quarta-feira, nesta cidade, que o programa " Nascer com registo", do Ministério da Justiça, é uma importante estratégia inovadora que visa salvaguardar o direito da criança obter um registo e uma identidade logo à nascença.

  • 21/03/2018 14:31:07

    Programa "Nascer com Registo" prevê atingir 180 postos informatizados

    Uíge - O programa "Nascer com Registo", do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, que prevê a interligação das maternidades e as unidades de saúde às Conservatórias de Registo Civil, por meio de um sistema informatizado, prevê atingir, até o próximo ano, 180 postos.

  • 21/03/2018 12:59:10

    Membros do IAJ visitam Angop

    Luanda - Membros do Instituto Angolano da Juventude (IAJ) visitaram hoje, quarta-feira, em Luanda, a Agência Angola Press (Angop) onde trataram assuntos de cooperação.

  • 21/03/2018 11:22:47

    Associação expande rede de combate contra as drogas

    Luena - A expansão e o engajamento de novos membros da sociedade na rede de combate contra as drogas no Moxico são entre outras as prioridades do novo secretário da ANLD (Associação local de Luta contra as drogas), Herman Miji, eleito hoje, quarta-feira, no Luena.