Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Janeiro de 2018 | 21h52 - Actualizado em 12 Janeiro de 2018 | 21h52

Mosap II vai reactivar escolas de campos em cinco municípios de Malanje

Malanje - O projecto Mosap II vai, a partir deste mês, reactivar em cinco municípios de Malanje as escolas de campo, visando o desenvolvimento da agricultura familiar e comercialização dos excedentes de produção nas comunidades.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada hoje pelo coordenador da unidade técnica provincial de implementação do projecto Mosap II, Garcia Edmundo Matuveva, referindo que estão previstas, numa primeira fase, 120 escolas de campo dos municípios de Mucari, Cacuso, Calandula, Kiwaba-Nzoji e Malanje, há algum tempo paralisadas por questões técnicas.

Precisou que, antes de reactivação das escolas de campo, as comunidades vão beneficiar de acções formativas que visam dotar os pequenos agricultores de conhecimentos e técnicas que permitam o aumento e melhoria da qualidade da produção agrícola.

Acrescentou que durante a formação os agricultores vão debater aspectos ligados à área produtiva e social para que possam desempenhar com sucesso a agricultura de acordo com o contexto de cada região.

Realçou ainda que o Mosap II vai contribuir com 148 milhões e 633 mil kwanzas para a implementação de sub-projectos de acções de participação activa das comunidades nos vários domínios do sector agrícola.

O responsável disse ainda que escolas de campo vão beneficiar mais de 4 mil pequenos agricultores nos referidos municípios de Malanje, em parceria com a FAO (Fundo das Nações Unidas para Alimentação).

O projecto Mosap II é financiado pelo governo angolano e Banco Mundial e está avaliado em 75 milhões de dólares com acções desde 2012 nas províncias de Malanje, Huambo e Bié.

O projecto MOSAP II é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, financiado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que tem como objectivo formar e apoiar os agricultores e famílias camponesas, com imputes e instrumentos agrícolas, acompanhamento e outras medidas que os possibilite desenvolver com êxito a actividade de campo.

 

Leia também
  • 21/03/2018 14:35:43

    Unicef destaca programa de registo logo a nascença

    Uíge - O representante do Unicef em Angola, Abubakar Sultan, considerou hoje, quarta-feira, nesta cidade, que o programa " Nascer com registo", do Ministério da Justiça, é uma importante estratégia inovadora que visa salvaguardar o direito da criança obter um registo e uma identidade logo à nascença.

  • 21/03/2018 14:31:07

    Programa "Nascer com Registo" prevê atingir 180 postos informatizados

    Uíge - O programa "Nascer com Registo", do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, que prevê a interligação das maternidades e as unidades de saúde às Conservatórias de Registo Civil, por meio de um sistema informatizado, prevê atingir, até o próximo ano, 180 postos.

  • 21/03/2018 12:59:10

    Membros do IAJ visitam Angop

    Luanda - Membros do Instituto Angolano da Juventude (IAJ) visitaram hoje, quarta-feira, em Luanda, a Agência Angola Press (Angop) onde trataram assuntos de cooperação.

  • 21/03/2018 11:22:47

    Associação expande rede de combate contra as drogas

    Luena - A expansão e o engajamento de novos membros da sociedade na rede de combate contra as drogas no Moxico são entre outras as prioridades do novo secretário da ANLD (Associação local de Luta contra as drogas), Herman Miji, eleito hoje, quarta-feira, no Luena.