Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

02 Junho de 2018 | 10h21 - Actualizado em 02 Junho de 2018 | 10h21

Unicef quer reflexão sobre conquistas nas garantias dos direitos das crianças

Lubango - O representante do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) em Angola, Abubacar Sultan, apelou,nessa sexta-feira, no município da Jamba, província da Huíla, aos adultos a reflectirem "profundamente" sobre as conquistas alcançadas na garantia dos direitos das crianças e no que ainda falta cumprir para assegurar a protecção total.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Abubacar Sultan, Representante da Unicef

Foto: Cortesia de Vigas da Purificação/Edições Novembro

O responsável fez este apelo durante o acto central do Dia Internacional da Criança, destacando que apesar de algums avanços na operacionalização dos 11 compromissos da criança, ainda há necessidade de manter os petizes como prioridade absoluta, atribuindo em primeiro lugar à  família, depois à sociedade e ao Estado a responsabilidade de tudo fazerem para cumprir com este postulado, no sentido de não defraudar as espectativas delas.

Referiu que o país possui um ”bom” quadro de legislação, políticas públicas que aproximam e harmonizam os angolanos, como as  conquistas alcançadas pelas crianças angolanas, partindo pela adopção da Convecção dos Direitos da Criança, da Carta Africana e de outros instrumentos internacionais, que no conjunto contribuem para assegurar os direitos desta franja da sociedade.

Entretanto, referiu que não obstante estas conquistas, hoje, ainda  registam-se  muitos casos de  crianças que são privadas de alguns direitos, como a vida, casos de violência física, psicológica e sexual, assim como diferentes formas de discriminação.

Assistiram ao acto mais de cinco mil crianças, dos municípios da Jamba, Matala e Cuvango.     

Leia também
  • 06/02/2019 07:51:56

    Construídos seis reservatórios de retenção de águas pluviais nos Gambos

    Lubango - Seis reservatórios com capacidade para armazenar entre 52 a 62 mil metros cúbicos de águas pluviais, para responder aos períodos de seca, foram construídos em 2018 em três localidades do município dos Gambos, pela ADRA- Antena Huíla e Cunene, no âmbito do projecto de Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar Nutricional (FRESAN).

  • 05/02/2019 16:06:23

    Militar das FAA morto a tiro na Matala

    Matala - Um militar das Forças Armadas Angolanas (FAA), de 37 de anos de idade, afecto ao Batalhão de Logística, foi morto a tiro, domingo (3), por meliantes ainda não identificados, no bairro Calumbiro, no município da Matala, província da Huíla.

  • 03/02/2019 12:53:13

    Cidadã de 18 anos de idade violada por três homens no Lubango

    Lubango - Uma cidadã de 18 anos de idade foi violada por três indivíduos desconhecidos na noite de sábado, no município do Lubango, província da Huíla, informou hoje, domingo, o porta-voz da Polícia Nacional na Huíla, inspector-chefe Luís Filipe Zilungo.

  • 01/02/2019 00:38:55

    Mais de 130 casos de violência doméstica registados na Matala

    Matala - Cento e 34 casos de violência doméstica foram registados no município da Matala, província da Huíla, durante o ano de 2018, 63 a menos que no ano anterior, informou quinta-feira a chefe de Secção da Acção Social Familia e Promoção da Mulher Lúcia Ndjiloy.