Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Novembro de 2019 | 13h49 - Actualizado em 13 Novembro de 2019 | 13h49

Gabinete espacial lança projecto para monitorar seca no Sul

Luanda - O Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN) lança nesta quarta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, o projecto de quantificação da problemática da seca no Sul de Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com dados do Programa Emergencial de Combate à Seca no Sul de Angola, actualmente 1,3 milhões de pessoas estão afectadas pela seca nas províncias do Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cubango.

O projecto tem por objectivo demonstrar a implementação de um protótipo do sistema de exploração de dados de satélite para a gestão hídrica e monitoramento da seca.

Com o projecto de quantificação da Problemática da Seca pretende-se explorar os dados de satélites para o seu combate,  determinar a taxa de ocupação do solo, identificar as fontes hídricas superficiais e a   densidade populacional.

Realizar análises do histórico das precipitações das regiões e do índice de vegetação e actuar na prevenção e monitorização das secas,  são entre outras  acções que  contempla o   referido projecto

Para orientar o acto, o ministro das telecomunicações  e tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha já está e Ondjiva,  a frente de uma delegação do seu sector.

O lançamento do projecto   vai contar  com a presença de investigadores internacionais que apresentam soluções para minimizar os efeitos da seca no seio da população.

Uma  das  especialistas é  Danielle Wood, investigadora principal e professora  da Massachusetts Institute of Technology(MIT) nos EUA.

A especialista lidera o grupo de pesquisa que usa satélites para resolver problemas complexos na terra, projectando sistemas inovadores que aproveitam a tecnologia espacial para resolver os desafios do desenvolvimento em todo o mundo.

Leia também
  • 11/11/2019 19:04:57

    Cunene: Governador reitera apoio alimentar às vítimas da seca

    Namacunde - O governador provincial do Cunene, Vigilio Tyova, reiterou nesta segunda-feira, no município de Namacunde, o apoio contínuo em bens alimentares e o fornecimento de água potável à população vítima da seca na região.

  • 11/11/2019 12:45:15

    Cunene: Vítimas da seca beneficiam de água potável

    Ombadja - Setenta mil habitantes da comuna do Mucupe, município de Ombadja, província do Cunene, afectados pela seca, estão a beneficiar desde hoje, segunda-feira, de água potável, com a entrada em funcionamento de 13 furos reabilitados, juntando-se aos dois já existentes.

  • 10/11/2019 10:27:35

    Cunene: Mulheres marcham contra abandono de recém-nascido

    Ondjiva - Duzentos e quarenta e três mulheres de vários estratos sociais da província do Cunene, marcharam sábado, em Ondjiva, para repudiar um acto recente de abandono de um recém-nascido, praticado pela própria mãe, que se encontra em fuga.