Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Novembro de 2019 | 18h36 - Actualizado em 13 Novembro de 2019 | 18h36

Lançado projecto para monitorar seca no sul

Ondjiva - Um projecto de quantificação da problemática da seca no Sul de Angola foi lançado, nesta quarta-feira, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Participantes no Lançamento do Projecto para Monitorar Seca no Sul

Foto: JOSE CACHIVA

O projecto tem como objectivo demonstrar a implementação de um protótipo do sistema de exploração de dados de satélite para a gestão hídrica e monitoramento da seca nas províncias do Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cubango, para a melhoria do desenvolvimento sustentável das famílias.

Ao intervir no acto de lançamento do referido projecto, o director geral do Gabinete do Programa Espacial Nacional, Zolana João, disse permitira quantificar, de forma real, e apurar as variáveis que contribuem para o surgimento da seca nessas regiões.

“Com o projecto de quantificação da Problemática da Seca vamos construir um novo modelo de sistema com informações que vão determinar a taxa de ocupação do solo, identificar as fontes hídricas superficiais e a   densidade populacional”, afirmou.

O projecto conta com acesso a imagem satélite da NASA e da Universidade de Tóquio, do Japão, que serão usadas para construir o modelo.

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José de Carvalho da Rocha, disse que o projecto servirá, também, para a recolha do volume de informação ligada ao impacto da seca, para ajudar o Executivo na tomada de decisões.

José de Carvalho da Rocha sublinhou que os investigadores angolanos que trabalham no Instituto Nacional de Metrologia (INAMET), GGPEN, nas diferentes universidades e no Ministério do Ambiente vão poder dar o seu contributo.

De acordo com dados do Programa Emergencial de Combate à Seca no Sul de Angola, actualmente, 1,3 milhões de pessoas estão afectadas pela seca nas províncias do Cunene, Namibe, Huíla e Cuando Cubango.

O Cunene vive, desde Outubro de 2018, uma acentuada crise, com 880 mil e 172 pessoas e um milhão de cabeças de gado afectados pela seca, que já causou a morte de 30 mil cabeças, entre bovino, caprino e suíno.

No âmbito do plano de emergência de combate à seca e à fome, a província do Cunene beneficiou, este ano, de 3.9 mil milhões de kwanzas disponibilizados pelo Executivo que permitiu adquirir bens diversos.

O governo local adquiriu 20 camiões cisternas de 20 mil litros, 20 tractores com pipas de água atreladas e 400 reservatórios, a maioria dos quais colocados em pontos estratégicos das 20 comunas.

Cunene conta ainda com 88 motos cisternas, cada uma com capacidade para mil litros, que fazem parte de um lote de 1500 motos cisterna, por chegar a província para reforçar a capacidade de distribuição de água à população afectada pela seca na região.

Assuntos Província » Cunene  

Leia também
  • 14/11/2019 17:50:13

    Luta contra seca começa sexta-feira no Cunene

    Ondjiva - O lançamento da primeira pedra e o acto de consignação para a edificação de projectos estruturantes para combater a seca na província do Cunene nesta sexta-feira (15), na localidade de Cufo.

  • 13/11/2019 18:26:30

    Angolanos em Portugal ajudam vítimas da seca no Cunene

    Ondjiva -Trinta e duas toneladas de produtos diversos foram entregues hoje (quarta-feira), em Ondjiva, pelo Movimento Associativo da Comunidade Angolana em Portugal ao Governo da Província do Cunene para apoiar às vítimas da seca da região.

  • 13/11/2019 13:49:47

    Gabinete espacial lança projecto para monitorar seca no Sul

    Luanda - O Gabinete de Gestão do Programa Espacial (GGPEN) lança nesta quarta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, o projecto de quantificação da problemática da seca no Sul de Angola.