Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

06 Dezembro de 2019 | 20h12 - Actualizado em 06 Dezembro de 2019 | 20h12

Clientes devem à ENDE 600 milhões de kwanzas

Saurimo - Seiscentos milhões de kwanzas é o valor da dívida acumulada, desde 2016 até a presente data, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE) da província da Lunda Sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Logótipo da ENDE

Foto: Divulgação

Essa informação foi avançada hoje, sexta-feira, à Angop, em Saurimo, pelo director da ENDE da província da Lunda Sul, Simão Futa, tendo referido que constam da lista de devedores populares, empresas pública e privadas da circunscrição.  

Admitiu que a falta de pagamento por parte dos clientes tem criado embaraços à direcção da ENDE, principalmente na materialização de projectos de expansão da rede eléctrica pelos bairros periféricos das cidades e vilas da província da Lunda Sul.

Disse que para persuadir os clientes a pagar as suas dívidas, a ENDE tem promovido encontros de sensibilização com devedores, no sentido de saldarem o que devem.

Segundo o responsável, apesar das dívidas não existe restrições no fornecimento de energia eléctrica aos consumidores.

A ENDE na província da Lunda Sul controla 17 mil 400 clientes, deste número 40 porcento são devedores dos municípios Dala e Saurimo.

Já no município de Muconda e Cacolo, o controlo de energia eléctrica está sob tutela das administrações locais, cujo fornecimento é feito a partir de grupos geradores.

A ENDE na província da Lunda Sul recebe energia de centrais térmicas do Nhama, 20 Mega Watts (MW), Txicumina (cinco MW) e da barragem hidroeléctrica do Chicapa (três MW).

A província da Lunda Sul conta com uma população estimada em mais de 432 mil e 548 habitantes.

Leia também
  • 06/12/2019 11:15:57

    Igreja Católica prevê reabilitar internatos

    Lubango - A reabilitação e a ampliação de 22 internatos e lares de acolhimento localizados na província da Huíla constituem prioridades da Arquidiocese do Lubango, para melhorar a assistência humanitária às populações vulneráveis.

  • 05/12/2019 17:46:48

    Trabalhadores da RNA desistem da greve

    Luanda - A greve dos trabalhadores da Rádio Nacional de Angola (RNA), que seria convocada esta quinta-feira (5), foi anulada depois de uma reunião do núcleo sindical, onde ficou patente a regularização de todas as questões pendentes no Caderno Reivindicativo até 15 de Janeiro de 2020.

  • 05/12/2019 17:05:00

    Aberto processo-crime contra responsáveis da IURD

    Luanda - O director do Gabinete de Comunicação e Imprensa do Ministério do Interior, Waldemar José, anunciou nesta quinta-feira, em Luanda, a abertura de um processo-crime contra responsáveis da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).