Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Dezembro de 2019 | 17h23 - Actualizado em 13 Dezembro de 2019 | 18h31

Antigos combatentes com pensionistas sem processos - ministro

Luanda - O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos, ?Liberdade? admitiu nesta sexta-feira, em Luanda, a existência de pensionistas com processos incompletos e outros sem processos a receberem pensões indevidamente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, João Ernesto dos Santos (Arquivo)

Foto: Henri Celso

O dirigente, que falava durante o IIº conselho consultivo do Ministério  dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, realizado em Cacuaco, referiu que durante a  primeira etapa do recadastramento e prova de vida dos pensionistas foi possível constatar as irregularidades existentes no sector.

Disse que a prova de vida permitiu verificar a existência de pensionistas com processos individuais incompletos, e de outros  que mesmo sem processos individuais constituídos estão inseridos no sistema,  beneficiando indevidamente do pagamento de pensões.

A primeira fase do processo de recadastramento e prova de vida decorreu durante o mês de Setembro nas províncias do Cuanza-Norte,  Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malange e Moxico.

Durante o encontro, os participantes avaliaram o desempenho de 2019, reapreciaram a proposta da Política Nacional do Antigo Combatente e do Veterano da Pátria, abordaram o processo de cadastramento e prova de vida.

O plano de actividades para 2020, alinhado ao Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022, assim como apresentação da Base de Dados do Sistema Nacional de Recenseamento e Controlo, foram discutidos pelo participantes.

O antigo combatente é todo aquele cidadão que ingressou na luta anti-colonial até 11 de Novembro de 1975 dando lugar a independência de Angola, e são consideradas veteranos da pátria as pessoas que ingressaram  nas Forças Armadas Angolanas, ou ex-FAPLA, depois da independência.

Leia também
  • 14/12/2019 04:21:39

    Angola: PIIM arranca em Viana com execução da Ponte Partida

    Luanda - A implementação do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), que arranca nos próximos tempos, tem como prioridade a execução das obras da Ponte Partida, localizada no distrito urbano da Estalagem, município de Viana, assegurou na sexta-feira o administrador local, Fernando Eduardo Manuel.

  • 13/12/2019 17:25:02

    SIC apresenta suspeitos de assassinatos

    Luanda - O Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Luanda, vai apresentar nos próximos dias, indivíduos envolvidos em vários crimes de assassinato ocorridos ultimamente na capital angolana.

  • 12/12/2019 18:08:46

    Luanda prevê criação de cooperativas para recolha de lixo

    Luanda - A Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL) prevê a criação de cooperativas para a recolha de resíduos sólidos nos bairros de difícil acesso, disse hoje (quinta-feira) a presidente da CACL, Antónia Nelumba.