Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Dezembro de 2019 | 02h31 - Actualizado em 11 Dezembro de 2019 | 02h30

Reduzem casos de violência doméstica no Bié

Cuito - Quatrocentos e setenta e cinco cidadãos nacionais, entre os quais 396 do sexo feminino, foram vítimas de violência doméstica no Bié, de Janeiro até a presente data, menos 16 casos em relação a igual período de 2018.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi avançado à imprensa terça-feira, na comuna do Cunje, a sete quilómetros a norte da cidade do Cuito, pela directora do gabinete local da Acção Social, Família e Igualdade de Género, Deolinda Gonçalves, após uma marcha de repúdio contra a violência doméstica, no âmbito dos 16 Dias de Activismo.

A responsável afirmou que, da cifra, maioritariamente foram mulheres que foram vítimas de agressões físicas, verbal e sexual (396 casos) nos municípios do Andulo, Nharêa, Cunhinga, Camacupa, Catabola, Cuemba, Chitembo, Chinguar e Cuito.

Para si, a campanha (marcha) consubstancia-se num exercício de cidadania que visa condenar qualquer tipo de violência contra as pessoas, salientando que a sua Instituição continua a desenvolver acções que visam desencorajar tais práticas.

O administrador municipal do Cuito, Avis Agostinho Vieira, presente na actividade, disse que o facto constitui preocupação a todos, apelando às igrejas no sentido de reforçarem as mensagens de paz, solidariedade e bem-estar dentro das famílias.

Avis Agostinho Vieira reiterou tal apelo aos pais e encarregados de educação, por serem os principais transmissores de valores que podem alicerçar harmonia nas comunidades.

Leia também
  • 10/12/2019 23:32:15

    Mulheres querem maior celeridade da justiça

    Luanda - Maior celeridade dos órgãos de justiça e seus auxiliares, para acudir as mulheres vítimas de violência, foi defendida hoje, terça-feira, em Luanda, de forma a se fazer cumprir os seus direitos e por fim a tais actos.

  • 09/12/2019 16:15:49

    Agentes comunitários de Camacupa são capacitados

    Cuito - Cento e cinquenta agentes comunitários do município de Camacupa, província do Bié, participam desde hoje, segunda-feira, numa acção formativa sobre a importância do registo de nascimento, prevenção de doenças e preservação do património público.

  • 04/12/2019 18:59:15

    The Halo Trust retoma desminagem no Bié

    Cuito - A operadora britânica de desminagem The Halo Trust anunciou hoje, quarta-feira, na cidade do Cuito, que vai retomar dia cinco deste mês os trabalhos de desminagem na província do Bié, depois de três anos de suspensão, por motivos financeiros.