Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

12 Dezembro de 2019 | 17h43 - Actualizado em 13 Dezembro de 2019 | 10h20

Viana assinala 54 anos de existência com várias actividades

Luanda - O município de Viana, em Luanda, celebra esta sexta-feira (13) o seu 54º aniversário tendo como destaque a primeira edição da corrida pedestre denominada São Silvestre de Viana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Administração municipal de Viana, Luanda

Foto: Rosário dos Santos

A São Silvestre de Viana, que vai contar com cerca de três mil concorrentes, visa a massificação do desporto em Viana e terá um percurso de 10 quilómetros, estando avaliada em cerca três milhões de kwanzas.

O município de Viana foi elevado a categoria de vila, a 13 de Dezembro de 1965 durante a administração colonial portuguesa.

As festividades decorrem até ao próximo dia 30 do mês em curso Dezembro, ainda com a realização da ‘’Gala de Homenagem’’ e a palestra sobre o papel da Polícia Nacional.  

Ainda para assinalar a efeméride será  realizado um festival musico cultural Sunset, uma exposição fotográfica e um fórum municipal da criança sob o lema” proteger a criança é garantir um futuro de esperança’’.

O diploma legislativo nº 3.042 de 11 de Maio de 1960 cria a circunscrição de Viana, que passa a ter mil 820 quilómetros quadrados de superfície territorial aproximadamente e comportava os Postos Administrativos da Sede, Barra do Kuanza, Belas, Boavista e Cacuaco.

Posteriormente, de acordo com a Portaria nº 13. 735 de 27 de Maio de 1965, ascendeu a Concelho Administrativo e nele foi instituída uma Comissão Municipal no quadro da Reforma administrativa Ultramarina.

Com a sua ascensão a Câmara Municipal de Viana com base na Portaria nº 14.062, e fruto da referida reforma administrativa, Cacuaco é desanexado de Viana e passou a constituir um novo Posto Administrativo nessa mesma data.

Já em 2012, em conformidade com a nova divisão administrativa da província de  Luanda, ao abrigo da Lei 5/12 de 18 de Janeiro, o município de Viana conta actualmente com seis Distritos Urbanos (Viana Sede), Zango, Vila Flor, Baia, Estalagem, Kikuxi e a comuna de Calumbo, estando limitado pelos municípios de Cacuaco, Icolo e Bengo, Quiçama, Belas, Kilamba Kiaxi e Cazenga.

Fernando Eduardo Manuel nomeado este ano pelo Governador da Província de Luanda, Sérgio Luther Rescova, em substituição de André Soma, é o novo administrador municipal de Viana.

Leia também
  • 12/12/2019 18:08:46

    Luanda prevê criação de cooperativas para recolha de lixo

    Luanda - A Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL) prevê a criação de cooperativas para a recolha de resíduos sólidos nos bairros de difícil acesso, disse hoje (quinta-feira) a presidente da CACL, Antónia Nelumba.

  • 12/12/2019 16:34:11

    Nova Lei dos Antigos Combatentes traz mais benefícios

    Luanda - A nova Lei dos Antigos Combatentes, que está em fase de conclusão, vai trazer benefícios que vão diminuir as condições precárias em que vivem os angolanos que estiveram envolvidos na luta de libertação nacional, segundo o secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha.

  • 12/12/2019 15:27:28

    Crime em Luanda - uma prática que vem de longe

    Luanda - Há sensivelmente duas semanas, o clima de insegurança que pairava por Luanda começou a dar sinais de abrandamento, facto que não representa o fim da criminalidade na capital do país (com mais de sete milhões de habitantes), mas já é um bom indicador para tranquilizar a sociedade.