Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

04 Maio de 2019 | 15h07 - Actualizado em 04 Maio de 2019 | 15h07

Huíla: Envolvimento da academia nas soluções para a seca é destaque

Lubango - A defesa do protagonismo da academia na busca de soluções para contrapor os efeitos da seca que assola a região sul do país e o XXI encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP) foram destaque durante a semana na província da Huila.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ao falar no encontro da Rede, o reitor Universidade  Mandume Ya  Ndemufayo (UMN), Orlando da Mata, disse que a gravidade da situação exige da academia identificar políticas eficientes de reservas e uso racional da água, com vista a minimizar o impacto das alterações climáticas na região.

O arranque, proximamente, de um Projecto de Recuperação da Agricultura (PRA) nas províncias da Huíla, Cunene e Benguela, orçado em cinco milhões de dólares norte-americanos desembolsados pelo Fundo de Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), para abranger oito mil famílias camponesas das áreas mais afectados pela seca foi igualmente destaque.

Ainda no sector agrícola, foi notícia a produção no 1º trimestre, na província da Huíla, de 22 mil e 362 quilogramas de peixe, capturados em rios da região, observando a uma redução de quatro mil e 33 Kg, comparativamente a igual período anterior.

Por seu lado, o departamento da pecuária divulgou a morte de mil e 200 suínos, de Março a Abril do ano em curso, nos municípios do Lubango e Humpata, por um surto de peste suína africana, cuja doença está controlada.

Já o hospital central do Lubango, “António Agostinho Neto”, ganhou o seu 1º laboratório de microbiologia, em fase experimental, o que habilita a unidade a diagnosticar, com precisão, e tratar infecções, quer sejam pneumonia, peridonite ou qualquer outra desse fórum.

No plano da justiça, o director Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), Wanderley Mateus, advogou que o Ministério Público deve comunicar mais com o cidadão, por a informação ser um direito constitucionalmente reservado.

Foi realçado o empenho da embaixada de França em Angola, em manter em funções a Aliança Francesa local, mesmo depois do contrato de arrendamento do espaço que a acolhe ter vencido há já dois anos, o que trouxe o seu titular, Sylvain Itté, à Huíla para contactos com as autoridades. 

A semana foi ainda marcada pela “acentuada” crise de combustíveis nos postos de abastecimento espalhados pela província da Huíla, originando longas filas para a sua aquisição, forçando os taxistas a encurtarem as viagens e a dobrar o preço habitual de cem para 200 Kwanzas.

Assuntos Província » Huíla   Resenha  

Leia também
  • 03/05/2019 17:48:27

    Huíla quer famílias mais firmes na promoção de valores morais

    Lubango - As famílias devem ser mais firmes na moralização dos seus membros, de modo a despertar a sociedade para a contínua promoção de valores na comunidade, defendeu, hoje, sexta-feira, no Lubango, a directora do gabinete provincial da acção social, família e igualdade de género, Catarina Manuel Sebastião.

  • 03/05/2019 17:42:50

    Embaixada gaulesa quer permanência da Aliança Francesa na Huíla

    Lubango - A Embaixada da França em Angola vai trabalhar com o Ministério da Cultura e as autoridades da província da Huíla na busca de soluções para manter os serviços da Aliança Francesa na circunscrição.

  • 03/05/2019 17:12:42

    Descarga eléctrica mata pastor e bois no Chipindo

    Lubango - Um pastor, de 56 anos de idade, e 13 bois morreram, terça-feira (30) na comuna do Bambi, município do Chipindo, província da Huíla, vítimas de uma descarga eléctrica.