Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

22 Maio de 2019 | 00h21 - Actualizado em 21 Maio de 2019 | 23h09

Recomendado no Uíge apoio integral à criança com má-nutrição

Uíge - A necessidade da criação no Uíge de uma estratégia de dialogo com os parceiros sociais para o apoio integral à criança, em particular as com má-nutrição, foi terça-feira, nesta cidade, recomendada no Encontro de Avaliação e Planificação entre o Governo Provincial, Unicef, Organizações Não-Governamentais e a sociedade civil.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A posição consta do comunicado final da reunião, realizada na capital províncial, aonde sublinharam ainda a necessidade de se criar o denominado "espaço voz da criança" nos 16 municípios, para se promover à sua participação na sociedade, à luz dos direitos e deveres consagrados na Convenção Sobre os Direitos da Criança.

Os participantes exortam também ao Unicef para continuar a apoiar e sistematizar as acções ligadas ao registo de nascimento em todos os municípios, a subvenção do pagamento da àgua de consumo às familias de  baixa renda e a sensibilização das comunidades para o combate à colera.

Na ocasião, a directora da Acção Social, Família e Igualdade do Género, Vilhana Simba Bunga, que encerrou o evento, destacou o apoio prestado pelo Fundo das Nações para a Infância (Unicef) ao Governo Provincial, o que tem servido para a melhoria e o bem estar das crianças nos variados domínios sociais.

A responsável exortou ainda os parceiros sociais para continuarem a contribuir de várias formas para a implemantação dos projectos nas comunidades nos domínios da Saúde e da Educação para a melhoria do nível de vida da população.

A avaliação do grau de implementação das acções, desafios e resultados alcançados desde 2018 a presente data, visou os sectores da Saúde e Nutrição, Acção Social, Justiça, Águas, Saneamento, Educação e Protecção, tendo sido orientado mais trabalho para definição concreta dos níveis de beneficios para com as crianças.  

O evento, promovido pelo Governo local, Direcção do Uíge da Acção Social, Família e Igualdade do Género, com apoio do Unicef, debateu, entre outros assuntos, o impacto das intervenções conjuntas implementadas em 2018, a identificação de novas áreas para melhorar a intervenção e as oportunidades de colaboração estratégica entre o Governo Provincial e os parceiros.

As linhas estratégicas para o plano de cooperação 2020/2022 entre o governo de Angola e Unicef, e o projecto de Apoio a Protecção Social (Aprosoc), nos municípios da Damba e do Uíge, foram também debatidos na reunião.

Participaram no encontro, Administradores municipais e seus adjuntos, técnicos do Unicef, da Saúde, Educação, da Acção Social, Família e Igualdade do Género e de outros sectores que inteiraram-se melhor do quadro actual da situação da saúde e da nutrição das crianças na provincia.

O encontro de Avaliação e Planificação de programas e projectos, dirigidos a melhoria das condições de vida dos menores e suas familias, coincide com o aproximar do 1 de Junho, efeméride internacionalmente consagrada a este grupo da sociedade, o Dia Mundial da Criança.

Leia também
  • 15/05/2019 03:37:15

    Munícipes de Belas apelam à celeridade na execução de projectos sociais

    Luanda - Cidadãos no município de Belas (Luanda) solicitaram terça-feira, nessa cidade, à administração local maior celeridade na execução de projectos sociais em prol das comunidades.

  • 03/05/2019 16:42:35

    Governador entrega bens a famílias desalojadas pelas chuvas

    Uíge - Cento e cinquenta famílias da aldeia do Tange, província do Uíge, desalojadas pela chuva que caiu na quarta-feira (01), receberam hoje, sexta-feira, bens alimentares e outros produtos de primeira necessidade entregues pelo governador local, Pinda Simão.

  • 01/05/2019 14:26:07

    Sindicatos pedem revisão da Lei Geral do Trabalho

    Luanda - A melhoria das condições salariais, de trabalho, a celeridade na resolução de conflitos laborais e a revisão da actual Lei Geral do Trabalho (LGT) constituíram as principais reivindicações apresentadas, nesta quarta-feira, pelos trabalhadores angolanos.