Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Julho de 2019 | 16h45 - Actualizado em 22 Julho de 2019 | 12h53

Requalificada bacia de retenção de água da subzona 18 do Kilamba Kiaxi

Luanda - Um projecto de requalificação da bacia de retenção de água da subzona 18, no município do Kilamba Kiaxi, foi lançado hoje, sábado, pela Administração local, na presença do governador provincial, Luther Rescova.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O projecto prevê a plantação de árvores da espécie eucaliptos para absolvição de água subterrânea e da bacia de retenção para prevenir inundações.

Hoje, em que iniciou a primeira fase do projecto, foram plantadas 150 árvores e inaugurado um campo de futebol em terra batida.

O projecto, de médio prazo, prevê a plantação de mais árvores e a construção de um campo comunitário, para lazer e a realização de feiras.

O espaço, denominado pulmão ecológico do município, visa também melhorar o sistema de oxigenação da área e proporcionar um espaço de lazer para os munícipes, idêntico à Zona Verde do Alvalade.

O modelo vai servir também para outras áreas do município e da província de Luanda.

Os moradores da área aplaudiram a iniciativa um vez que o local era uma zona de depósito de lixo, acumulação de água e reprodução de mosquitos e moscas, causando muitos problemas de saúde, principalmente às crianças.

Gonçalo Francisco, presidente da Comissão de Moradores local, contou que a área era de difícil acesso o que dificultava o patrulhamento e favorecia a delinquência.

Teixeira Sipriano, morador desde 1974, disse que o projecto deu uma nova imagem porque a área era coberta de capim, lixo e água estagnada.

Leia também
  • 21/07/2019 15:23:06

    Portugal acolhe Bienal do Ambiente em 2020

    Lisboa - A capital portuguesa acolhe, a partir de Março do próximo ano, a primeira bienal do ambiente, numa iniciativa do cidadão luso-angolano António Miguel Petchkovsky Morais, em coordenação com várias entidades oficiais, com destaque para o Projecto Cidade Verde da Europa Lisboa 2020.

  • 21/07/2019 15:11:20

    Ambientalista defende séria gestão dos recursos hídricos angolanos

    Lisboa - O ambientalista luso-angolano António Miguel Petchkovsky Morais defendeu, sábado, em Lisboa, uma séria gestão da água, que considera ser a maior riqueza de Angola.

  • 20/07/2019 10:00:53

    Icolo e Bengo ganha duas escolas primárias

    Duas escolas primárias, com capacidade para albergar 720 alunos, serão inauguradas em Setembro do ano em curso, para inserir no processo de ensino crianças da comunidade de Nzenza do Gulungo, município de Icolo e Bengo, em Luanda.