Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

23 Agosto de 2019 | 11h14 - Actualizado em 23 Agosto de 2019 | 11h14

Jornal destaca chegada de angolanos aos EUA

Luanda - O Jornal de Angola (JA) dedica, na sua edição desta sexta-feira, um amplo espaço à comemoração dos 400 anos da chegada dos primeiros negros aos Estados Unidos da América, facto ocorrido a 25 de Agosto de 1619.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Museu da Escravatura (Foto ilustrativa)

Foto: Antonio Escrivao

Segundo relatos históricos, no dia 25 de Agosto de 1619, chegou a Jamestown, na Virgínia, Estados Unidos da América, um grupo dos primeiros 20 africanos, oriundos da Bacia do Cuanza, actual território da República de Angola.

"Embora passem despercebidas as iniciativas da celebração dos 400 anos da chegada dos primeiros africanos, representam também um ponto de partida para a compreensão de fenómenos que acompanharam e acompanham os descendentes deste segmento da população americana", assinala o JA, em editorial.

De acordo com o diário, os primeiros africanos, naturais do Reino do Ndongo, Angola, representam um “marco” importante nos laços comuns entre os africanos em geral e a comunidade afro-americana.

No seu editorial, o Jornal de Angola defende que se abordem outros aspectos da presença de africanos nos Estados Unidos da América, que não se esgotou no trabalho escravo.

A presença africana na América, do Sul e do Norte, não se resumiu ao trabalho escravo, na medida em que milhares de descendentes contribuíram noutras esferas da vida, e com muito mérito, escreve, ainda o diário angolano.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 21/08/2019 16:31:52

    MASFAMU lança programa de transferências sociais monetárias

    Luanda - O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFMU) procede, nesta quinta-feira, ao lançamento do programa de Transferências Sociais Monetária (TSM), denominado por "Valor Criança", destinado ao pagamento das primeiras quantias monetárias às famílias com crianças menores de 5 anos de idade.

  • 21/08/2019 16:19:21

    Dirigente pede melhorias nos programas infantis

    Luanda - O secretário de Estado da Comunicação Social, Celso Malavoloneke, considerou, nesta quarta-feira, em Luanda, imperiosa a melhoria da qualidade dos programas infantis nas empresas de comunicação públicas e privadas.

  • 21/08/2019 07:48:43

    Acidente faz oito mortos no Cuanza Sul

    Luanda - Oito mortos e sete feridos é o resultado de um acidente de viação ocorrido na noite desta terça-feira, no Morro do Chingo, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul.