Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Janeiro de 2020 | 05h01 - Actualizado em 11 Janeiro de 2020 | 04h35

Celebração do Dia da Cultura Nacional marca noticiário

Luanda - As actividades alusivas à celebração do Dia da Cultura Nacional (8 de Janeiro), numa altura em que se trabalha para se inscrever outros locais como Património Cultural da Humanidade, marcaram a semana noticiosa que hoje (sábado) finda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Instrumentos culturais expostos na feira do acto central do Dia Nacional da Cultura

Foto: Alberto Juliao

No acto central, a  ministra da Cultura, Maria de Jesus, afirmou  que vão continuar a trabalhar para a elevação a património da humanidade do sítio da Batalha do Cuito Cuanavale,  o corredor do Kwanza e as pinturas rupestres do Tchitundu Hulu, entre outros bens.

Para si, os momentos de manifestação cultural nacional devem ser preservados e perpetuados, como forma de honrar a memória dos agentes culturais e de transmitir às gerações mais novas.

No mesmo âmbito, o director Nacional da Cultura, Euclides da Lomba, destacou a necessidade de maior valorização do património artístico cultural angolano, como forma de se preservar, perpectuar e promover a identidade nacional.

Outro assunto que mereceu atenção especial, e que faz parte do leque de actividades do 8 de Janeiro,  foi a reinauguração, pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, do espaço cultural Aplausos, localizado na Centralidade do Sequele, em Luanda. 

No acto, Bornito de Sousa ofereceu ao centro de cultura instrumentos musicais, entre os quais saxofones, trombones e guitarras. O local existente desde 17 de Setembro de 2016.

Fez igualmente eco, o facto do Ministério da Educação (Med) anunciar a prorrogação do prazo do processo de inscrição e matrícula no ensino primário e secundário.

O MED avança que o período de inscrições devem encerrar no dia 14, ao contrário do dia 11 como estava previsto,  enquanto o processo de matrículas inicia dia 16 e termina a 22 deste mês.

Ainda no domínio da educação, o MED prevê alfabetizar  500 mil cidadãos  no presente ano lectivo no subsistema de ensino de adultos, no âmbito do Plano de Acção do Ministério da Educação (MED) para a intensificação da alfabetização de jovens e adultos a nível nacional.

Esses dados foram avançados , em Luanda, à Angop, pelo director nacional de Ensino de Adultos, Evaristo Pedro, que revelou estarem já identificados 9.600 alfabetizadores que deverão aumentar em função da resposta da mobilização que está a ser feita a nível das comunidades. 

Assuntos Resenha  

Leia também
  • 04/01/2020 03:38:19

    Passagem de ano e inauguração de salas de aula marcam noticiários

    Luanda - A passagem para o ano novo (2020) e a inauguração de 22 novas salas de aula para o ensino primário, nos distritos urbanos do Sequele (Cacuaco) e do Ngola Kiluanje (Luanda), fizeram eco nos noticiários sociais da semana que hoje (sábado) termina.

  • 28/12/2019 02:34:32

    Celebração do Natal e actos solidários marcam semana

    Luanda - A celebração do Natal e a realização de acções solidárias por várias instituições e pessoas singulares marcaram os noticiários da semana que finda hoje (sábado).

  • 06/07/2019 13:51:08

    Huíla: Inauguração de quatro tribunais de Comarca marca semana

    Lubango, 6/7 - A inauguração de quatro Tribunais de Comarca, no quadro da descentralização e consequente reforço dos serviços de justiça para resposta pontual às crescentes necessidades do movimento processual, foi destaque nos noticiários nos últimos sete dias na província da Huíla.