Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

18 Janeiro de 2020 | 16h11 - Actualizado em 18 Janeiro de 2020 | 16h24

FAS reitera expansão dos agentes sanitários em Malanje

Malanje - A necessidade da expansão, na província de Malanje, de Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) para a promoção de boas práticas nas comunidades, foi reiterada hoje, sábado, pela direcção local do Fundo de Apoio Social (FAS).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Lançado em 2016, no âmbito do PNADECOS (Política Nacional dos Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário), o projecto de ADECOS centra-se na prevenção, tratamento e diagnóstico da malária simples, assistência às mulheres grávidas, promoção do saneamento básico, boas práticas alimentares, entre outras.

Em entrevista à ANGOP, o director local do FAS, Gomes Golambole  fez saber que são necessários mais de 210 agentes para a cobertura a nível de toda província de Malanje, estando actualmente a ser realizados trabalhos apenas em 7 dos 14 municípios, nomeadamente Malanje, Cacuso, Cangandala, Quela, Luquembo, Calandula e Mucari.

Gomes Golambole reiterou a necessidade da mobilização de esforços por parte do governo local e parceiros para a expansão dos trabalhos em todas as localidades e assegurou que o FAS vai continuar a trabalhar com os parceiros sociais na garantia de condições logísticas e administrativas para a instalação do serviço dos agentes comunitários, tendo em conta o contributo que os mesmos têm prestado às famílias vulneráveis.

Disse por outro lado, que para o corrente ano será concretizado o projecto de fomento da economia local, que prevê apoiar com 580 mil dólares norte-americanos a produção de milho e batata-doce no município de Cacuso, mediante a entrega de equipamentos e produtos à pequenos empreendedores.

O projecto é financiado pelo Banco Mundial (BM) e aguarda pela apresentação de planos de investimentos dos empreendedores.

Leia também
  • 18/01/2020 10:02:22

    Celebrações do Dia dos Antigos Combatentes marcam semana

    Luanda - As celebrações do Dia dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria (15 de Janeiro), bem como a abertura das inscrições na Universidade Agostinho Neto (UAN) marcaram o noticiário social da ANGOP, durante a semana que hoje (sábado) finda.

  • 17/01/2020 22:53:56

    Seis mil pessoas vivem em zonas de risco no Lubango

    Lubango - Pelo menos seis mil pessoas vivem em zonas consideradas de risco, no município do Lubango, província da Huíla, revelou esta sexta-feira, nesta cidade, o administrador local, Armando Vieira.

  • 17/01/2020 16:59:16

    JMPLA de Malanje lança campanha solidária

    Malanje - Uma campanha solidária, que visa a recolha de donativos para acudir as vítimas de calamidades naturais da província de Malanje, foi lançada hoje, sexta-feira, pelo secretariado da JMPLA da circunscrição.